Memória Titulo
Subsídios à memória do sistema hídrico do Grande ABC

Jornalista Hermano Pini Filho, diretamente de Campinas...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/10/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Jornalista Hermano Pini Filho, diretamente de Campinas. Ou Júlio Pinheiro, que os antigos leitores lembram bem: era o pseudônimo do Hermano, titular da coluna Primeiro Plano aqui no Diário. Tempo em que era também o nosso chefe de reportagem. 

Pois bem, o ‘Hermano em pauta' abrilhanta Memória com lindas histórias envolvendo o sistema hídrico regional: Diadema/São Bernardo/São Caetano. As fotos são dele também. E a segunda crônica abrirá Memória na segunda-feira. Nosso mestre do jornalismo, obrigado amigo.

O pequeno castelo
Texto: Hermano Pini Filho

O Ribeirão dos Couros cruza o Centro de Diadema, desce até Vila Paulicéia, em São Bernardo, para em seguida desaguar no Ribeirão dos Meninos. A represa que existiu ao lado da Via Anchieta, altura do km 13 da rodovia, era formada pelas águas do Ribeirão dos Couros e ficava em chácara que foi de Artur Rudge Ramos. Depois passou a pertencer a Lauro Gomes, político que chegou a ser prefeito de São Bernardo, também por algum tempo prefeito de Santo André. Há anos a chácara deixou de existir, a represa também, instalando-se no lugar unidade de conhecida fábrica de automóveis - a Ford, da outrora (e pioneira) planta do Jeep Willys. Ao fundo da barragem formadora da represa ficava a casa do proprietário do lugar, uma grande chácara cercada de árvores e amplos jardins sempre bem cuidados. Uma atração, havendo espaços para a realização de piqueniques ou certos eventos.

Quase no centro da represa uma pitoresca construção, de madeira, lembrava algo como pequeno castelo. Chegava-se a ele por longa ponte, também de madeira, que tinha início na margem direita da represa, quando olhada da casa. Na parte alta do terreno, havia pequenas e interessantes construções de madeira à vista e cobertas com telhas, eram atraentes mirantes. Chegava-se a elas por pequena rua de terra que tinha início na Estrada do Taboão, onde uma porteira podia ser facilmente aberta pelos que desejassem ir ao lugar. Curiosamente confiava-se nos visitantes, era assim por volta dos anos 1960.

Recanto bem conhecido não só na época em que Rudge Ramos chamava-se Bairro dos Meninos, a chácara emprestou nome a uma rua que ia dar na represa. A Rua da Represa, que agora termina na Via Anchieta, lá permanece como lembrança de passado que já vai distante. 

HERMANO EM PAUTA
Segunda-feira: cavas, argila, olarias no cenário de São Caetano.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 27 de outubro de 1982 - Nº 5.041
Manchete - Obras abandonadas em Mauá. Intransitável a Avenida Américo Tornero, no Jardim Cidade Kennedy
Eleições 1982 - "Soluções só serão possíveis quando houver uma perfeita sintonia entre os governos municipais, estadual e federal" (Luís Carlos Grecco, de Ribeirão Pires, candidato a deputado estadual pelo PDS).
Imprensa - O livro Editoriais (Editora Soma), do jornalista Fausto Polesi, editor-chefe e diretor de Redação do Diário, foi lançado ontem na sede da União Brasileira de Escritores. Livro inaugura a série "Grandes Temas do Jornalismo".
Polícia - Quadrilha causa pânico e feridos no assalto a banco em Diadema

EM 27 DE OUTUBRO DE... 
1917 - Câmara aprova o ato número 202 que regulamenta a cobrança de impostos sobre fábricas de manteiga e de botões na região.
1952 - Companhia Cinematográfica Vera Cruz, de São Bernardo, lança Nadando em Dinheiro, com Mazzaropi.
1972 - Calor provoca três incêndios: dois no Grande ABC e um na Capital. Registrados 34ºC.
1977 - Por falta absoluta de condições de segurança, Prefeitura de São Bernardo interdita o prédio do 6º Batalhão de Polícia Militar. O batalhão permanecerá na Chácara Silvestre até que o prédio original possa ser utilizado.

HOJE
Dia Mundial de Oração pela Paz, Dia Oficial do Músico e Dia do Engenheiro Agrícola.

Trabalhadores
Os metalúrgicos de Santo André rumo ao octogésimo aniversário do sindicato: 1933-2013
Lea Aparecida de Oliveira (Ouro Fino, MG, 14-9-1956). Residia no Jardim Anchieta, em Mauá. Trabalhou como apontadora na Constanta. Poeta, foi vereadora na sua cidade. Deixou vários livros publicados

NAS ONDAS DO RÁDIO
Trianon AM (740) - Universal AM de Santos (810) - Quinta Avenida. Hoje: black band do pianista Teddy Wilson nos anos 1930; The King Cole Trio; cantora e pianista Blossom Dearie; amanhã: uma noite no Harlem, com as bandas de Jay McShann, Harlan Leonard, Cab Calloway e Jimmie Lunceford. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br.
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - A trajetória do presidente Getúlio Vargas. Produção e apresentação: Milton Parron. Divulgação: José Pereira de Souza e Jéssica Alves de Abreu Venesio. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Foi em 1957, um baile de gala...
Revestiu-se do mais amplo sucesso a festa das debutantes de 1957, realizada sob os auspícios de senhoras e senhorinhas de nossa melhor sociedade, no dia 27 de outubro, nos salões do Clube Rhodia, em Santo André.
As jeunes filles desfilaram ostentando magníficas toilletes, confeccionadas com acentuado gosto.
A festa foi irradiada pela Rádio Emissora ABC. E o desfile obedeceu a oito grupos de jovens.
Fonte - revista Panorama, set 1957, nº 22.

Nota da Memória: 
A revista traz a lista de todas as debutantes. Descreve os modelos que cada uma trajou. Traça um verdadeiro retrato da época - 55 anos atrás. Aos poucos vamos reproduzir aquilo que o saudoso Paschoalino Assumpção nos legou: a cópia da reportagem social de Panorama. 
Moçoilas de ontem e de sempre, aguardem...

SANTOS DO DIA
Cristela (ou Cristeta), Florêncio (ou Frumêncio, bispo), Odrano, Sabila (ou Sabina) e Vicente de Ávila.
Fonte - Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2012. 
Ilustração - Pia de água benta de 1830. Origem: Alemanha. Cruz adornada de rosas e miosótis; na parte inferior, pia formada por uma rosa branca.
Fontes - Museu de Arte Sacra de São Paulo; Andréa Maria Zabrieszach Afonso dos Santos, museóloga; foto: Iran Monteiro. Contatos: 3326-1373; 5393-3336; mas@museuartesacra.sp.gov.br

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ
Lya Barbosa, 71. Natural de Pindamonhangaba (SP). Dia 25, em São Bernardo. Cemitério da Saudade, em Vila Assunção.
Vera Lúcia Alves Conceição Franco, 53. Natural de São Paulo (SP). Dia 19. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

SÃO BERNARDO
Lea Vieira da Silva Pinto, 84. Natural de Santos (SP). Dia 24. Cemitério Paquetá, em Santos.
Edelvita Santos de Almeida, 83. Natural de Utinga (BA). Dia 24. Jardim da Colina.
Antonio José Abrunhosa Rebelo, 78. Natural de Portugal. Dia 22. Jardim da Colina.
Virgilio Francisco Trabachini, 75. Natural de Itu (SP). Dia 25. Cemitério de Vila Euclides.
Rita Bozzolo Araamburu, 74. Natural do Uruguai. Dia 24. Cemitério dos Casa.
Odair Moacyr dos Santos Pinto, 74. Natural de Santos (SP). Dia 25. Cemitério de Vila Euclides.
Carlos Manuel Lopes Rodrigues, 63. Natural de Miranda do Corvo, Portugal. Dia 24. Jardim da Colina.
Teodomiro Xavier Queiroz, 61. Natural de Pote (MG). Dia 25. Cemitério dos Casa.

SÃO CAETANO
(Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica)
Mario de Salvo, 78. Natural da Itália. Dia 20.
Antonio Marcos Sousa Rocha, 41. Natural de São Caetano. Dia 21.
Teodomiro Xavier Queiroz, 61. Natural de Pote (MG). Dia 25. Cemitério dos Casa. 

RIO GRANDE DA SERRA
Eva Maria de Paula, 74. Natural de Viçosa (MG). Dia 25, em São Bernardo. Cemitério São Sebastião, em Rio Grande da Serra.

Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4330-4527; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.
Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;