Diarinho Titulo Transporte
Quem inventou o trem?
Tauana Marin
Diário do Grande ABC
08/10/2017 | 07:00
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A locomotiva surgiu precisamente na Inglaterra, em 13 de fevereiro de 1804, pelas mãos do engenheiro Richard Trevithick. Nesse dia, cinco vagões, carregados com dez toneladas de carga (ferro) e 70 passageiros, percorreram trajeto de 14,5 quilômetros, em quatro horas, sobre trilhos. Antes disso, algumas tentativas haviam sido fracassadas. O próprio Trevithick tentou, junto com o mecânico Andrew Vivian, mover a máquina sobre rodas com aro de ferro, mas por ser muito pesada, a locomotiva não saiu do lugar. Até que pensaram em colocar a engenhoca sobre trilhos.

Desde o seu surgimento, o trem é considerado uma das maiores conquistas da era industrial e firmou-se como o meio de transporte ideal para percorrer longas distâncias.

No Brasil, a Estrada de Ferro Mauá, oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida, com inauguração em 30 de abril de 1854 em seu trecho inicial, ligando o Porto de Mauá a Fragoso, no Rio de Janeiro, num trecho de 14,5 quilômetros.

Na época, o trem era utilizado para transporte de carga, ouro negro (café), açúcar e outras matérias-primas, além de pessoas. O Trem de Paranapiacaba (que pertence à cidade de Santo André), construído em 16 de fevereiro de 1867, foi o marco inicial do polo industrial em São Paulo, pois foi a primeira ferrovia do Estado ligando as fazendas de café até o Porto de Santos. Esse trem também era o responsável em realizar os translados da descida da Serra do Mar no sistema funicular (único do mundo e específico para este tipo de transporte, por meio de sistema de cabos de aço).

Após muitas transformações, o trem hoje é operado por meio de GPS, equipamentos eletrônicos e por maquinista (a pessoa que realiza cursos específicos pelas empresas de ferrovia ou através da escola Senai, para colocá-lo em movimento). Esse transporte, no Brasil, é movido pela energia elétrica ou a diesel (tipo de combustível), e pode alcançar até 150 Km/h.

PATRIMÔNIO - Os Marias-Fumaças são como são chamados os trens movidos pelo vapor da queima da lenha, soltando fumaça pela chaminé do primeiro vagão. Interior de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são alguns locias que preservam esses trens e proporcionam viagens turísticas.

O trem-bala do Japão, chamado de shinkansen, completou 53 anos e foi inventado pelo engenheiro Hideo Shima. A pontualidade realmente é algo marcante – o atraso máximo de um shinkansen é de 10 segundos. Atualmente, o sistema abrange 2.397 quilômetros, interligando o Japão de Norte a Sul. Os trens-balas são confortáveis e silenciosos, como aviões. Alcançam altas velocidades, podendo a chegar a mais de 500 km/h, mas, para isso, necessitam mover-se em linha reta, o que justifica que 86% da jornada seja subterrânea.


Pergunta enviada por Nathan Claudio Santana da Silva, 10 anos, de Rio Grande da Serra.

Consultoria de Sidnei Gonçalves, diretor da Regional de São Paulo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.




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