Memória Titulo
Em busca da memória do século 19...

Vinte de abril de 1953. João Paulo de Oliveira nasce na Rua Javaés, 182, Vila Assunção, em Santo André

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
20/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Vinte de abril de 1953. João Paulo de Oliveira nasce na Rua Javaés, 182, Vila Assunção, em Santo André. Seus avós, José Pedroso de Oliveira e Antonio Manoel Pedroso, foram grandes proprietários de terras na Freguesia de São Bernardo (século 19), na área hoje abrangida por São Bernardo e Diadema. Isso o levou a pesquisar a história local. João é professor, com o título de mestre em Educação.

Há lado andreense. Os pais de João Paulo, Benedito de Oliveira e Matilde Pinheiro, constituíram família em Santo André. João estudou em escolas como o Grupo Escolar Professora Hermínia Lopes Lobo, na Vila Assunção. Lembra com saudades da professora Sirley da Silva Brumatti, imortalizada na crônica que se segue.

Que saudades que dá...
Texto: João Paulo de Oliveira

Do alarido das porteiras da estação de trens de Santo André, abrindo e fechando, para anunciar a passagem de trens de passageiros ou de cargas.

Da biblioteca municipal, que ficava na Rua Alfredo Flaquer, antes da construção da Avenida Perimetral.

Do portador de necessidades especiais que descia em desabalada carreira pela Coronel Oliveira Lima, com um carrinho de mão, proferindo: "Bom dia Maria, bom dia patrão".

Da minha primeira professora, Sirley da Silva Brumatti, do Grupo Escolar Professora Hermínia Lopes Lobo, na Vila Assunção, que tinha um sorriso encantador e mais parecia uma fada.

Dos meus professores do ginásio: Pedro Felix dos Santos e Marilena Nakano.

Do vendedor de pirulitos que proferia em alto e bom som: "Piruliteiro, é a dez cruzeiros cada".

Do dia de Finados no cemitério da Vila Euclides, com os sorvetes Kibon vendidos numa caminhonete amarela.

Do pão com mortadela e guaraná Antarctica, que consumia quando saía com meu pai.

Da mansão da família Jovita, no terreno da escola Celso Gama, na Vila Assunção. Que mistério era aquela mansão...

Das peças no Teatro Municipal de Santo André: Mirandolina, A Guerra do Cansa Cavalo, Sonho de uma Noite de Verão, Casa de Bonecas, Mumu a Vaca Metafísica, Bent.

Do cheiro de café torrado, quando o trem de subúrbio passava pela estação de São Caetano.

Da ida a Santos de trem. Quantos mistérios, para a mente inquieta de um pequenino, a estação de Paranapiacaba vislumbrava com sua quase permanente neblina. Também ficava aterrado com o apito da maria-fumaça ao adentrar nos túneis da Serra do Mar.

Será que alguns contemporâneos andreenses também têm lembranças similares?

Em 20 de abril de...

1894 - Rosalina Rocha Moreira nasce em Paranapiacaba. Durante 40 anos foi parteira no Alto da Serra, atendendo a três gerações de parturientes. Casou-se aos 15 anos com o ferroviário Joaquim Moreira. Filhos: Júlio Moreira, Emília Tintori, Ester Borelli, Maria Francisco, Joaquim Júnior e Waldemar Moreira. Informações prestadas pela leitora Maria Valderez Francisco Cabrera.

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 20 de abril de 1979

Manchete - Governo vai aplicar novas medidas para combater a inflação. Comércio da região teme pacote.

Funcionalismo - Prossegue a greve. Professores divulgam carta aos pais justificando a paralisação.

Grande ABC - Reiniciadas obras da ligação Mauá-Anchieta.

Santo André - Moradores protestam contra formação de favela no Jardim Cristiana.

Educação - Prefeitura de Santo André inaugura amanhã mais três Cear (Centro Educação, Assistencial e Recreativo), as atuais Emeis: Paranapiacaba, Vila Floresta e Vila Humaitá.

Hoje
Dia do Diplomata e Dia do Disco.

Santos do dia
Antonino, Inês de Montepulciano, Marcelino de Embrun, Sulpício e Teodoro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;