Internacional Titulo
Paquistão envia embaixador à Índia
Por Da AFP
30/06/2003 | 08:25
Compartilhar notícia


O Paquistão enviou nesta segunda-feira um novo embaixador à Índia, o primeiro passo de uma normalização das relações entre as duas potências nucleares do Sul da Ásia.

O embaixador Aziz Ahmed Khan cruzou a fronteira pela única passagem terrestre existente entre ambos países, no estado de Punjab. Este ex-porta-voz do Ministério das Relações Exteriores deve chegar a Nova Délhi durante o dia.

As relações diplomáticas e os vínculos entre Índia e Paquistão foram rompidos depois do atentado de um comando islamita contra o Parlamento indiano em dezembro de 2001. A Índia acusou então o Paquistão de ter apoiado os agressores, algo que Islamabad sempre negou.

As relações bilaterais atravessaram uma grave crise e o antigo embaixador do Paquistão na Índia teve que voltar a Islamabad em maio de 2002 a pedido do governo indiano. Nova Délhi tinha pedido a volta de seu embaixador no Paquistão alguns meses antes, em dezembro de 2001.

As relações entre os dois rivais melhoraram nos dois últimos meses e a Índia enviará um novo embaixador ao Paquistão, o atual embaixador na China Shiv Shankar Menon, em meados de julho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;