Internacional Titulo
Vietnã se manifesta contra Estados Unidos
Das Agências
06/04/2001 | 10:26
Compartilhar notícia


O Vietnã levantou a voz, nesta sexta-feira, contra a nova administração norte-americana, acusando-a de fomentar incidentes no país e de realizar uma política hegemônica na região.

"Os Estados Unidos se intrometeram brutalmente nos assuntos internos de nosso país, incitando e alentando incidentes", afirmou nesta sexta-feira em um editorial o jornal do Partido Comunista, Nhan Dan.

O jornal não especifica quais foram os distúrbios, mas recentemente aconteceram incidentes no centro do Vietnã, onde vivem minorias étnicas, principalmente cristãs, que se manifestaram contra Hanoi.

O editorial marca uma clara intensificação na guerra verbal do governo vietnamita contra Washington, que até agora só foi acusado de "interferência" nos assuntos internos vietnamitas.

A nova administração norte-americana prioriza o respeito aos direitos humanos, mas "os únicos direitos humanos que Washington compreende são os dos norte-americanos e mais precisamente os do governo norte-americano, para fazer o que quer e meter o nariz onde deseja", acrescenta o editorial.

Outro artigo compara o presidente Bush a seu antecessor, Bill Clinton, de maneira particularmente desfavorável.

O jornal destaca, por exemplo, os atuais esforços de Bill Clinton, mesmo não sendo mais presidente, para ajudar as vítimas dos produtos químicos utilizados pelas forças norte-americanas durante a guerra do Vietnã.

Recentemente, vários analistas destacaram que o aumento das críticas dos Estados Unidos sobre a situação dos direitos humanos no Vietnã teve um efeito negativo nas relações bilaterais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;