Setecidades Titulo
Diretora de escola morre em tentativa de assalto em São Bernardo
Por Mário César de Mauro
Do Diário do Grande ABC
17/11/2001 | 19:00
Compartilhar notícia


Dois ladrões assassinaram a tiros a professora Nádia Aparecida Issa Pina, 52 anos, na praça Miguel Etchenique, no Centro de São Bernardo, numa tentativa de assalto ocorrida às 21h30 desta sexta-feira. Nádia era diretora da Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Graciliano Ramos, no Riacho Grande, e tinha 24 anos de trabalho na rede pública de ensino de São Bernardo.

De acordo com a polícia, os criminosos dispararam dois tiros contra a diretora, que estava sozinha e aguardava a luz verde de um semáforo em seu Gol prata. Ela voltava do Riacho Grande, após uma reunião com a comunidade local, quando foi surpreendida pelos criminosos. No momento dos disparos ela conversava por meio de um celular com uma de suas duas filhas, a professora de artes plásticas Daniela Romani, 30.

“Ela tinha me ligado para avisar que já estava perto de casa. Ouvi dois barulhos pelo celular e aí minha mãe falou: ‘Ai que susto!’ Depois veio o som dos tiros e ela não disse mais nada”, afirmou neste sábado Daniela.

A filha, então, tentou por diversas vezes falar novamente com a mãe, mas o celular não era atendido. “Fiquei muito preocupada e liguei várias vezes, mas ninguém respondia. Depois de umas duas horas, policiais estiveram em casa e avisaram o que tinha acontecido. Achei que poderia ser um acidente de carro”, disse.

Um dos disparos teria estilhaçado o vidro da porta do motorista e acertado a cabeça da diretora. O outro entrou pela moldura da porta. “Os ladrões provavelmente se assustaram com algum movimento brusco feito pela vítima e atiraram”, disse um policial. Uma viatura da PM foi a primeira a chegar ao local e levou Nádia para o Pronto-Socorro Municipal Central, mas ela morreu logo depois dos primeiros atendimentos.

Testemunhas afirmaram que um dos criminosos usava jaqueta com detalhes em laranja. Após o barulho dos tiros, o carro da diretora ainda se movimentou vagarosamente pela calçada da praça. Nádia provavelmente já estava desfalecida. Os ladrões fugiram a pé e nada roubaram. Um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado horas depois pelo delegado plantonista do 1º DP de São Bernardo, Marcio Antônio Macedo. O delegado interpretou a morte da diretora como latrocínio (roubo seguido de morte). Policiais civis do Setor de Homicídios de São Bernardo serão os responsáveis pelas investigações.

Velório – O corpo de Nádia permaneceu até as 16h no Velório Municipal de Vila Euclides, em São Bernardo. Em seguida, um cortejo seguiu para São Caetano, onde houve o sepultamento, no cemitério Santa Paula. Centenas de pessoas prestaram as últimas homenagens à diretora, entre elas familiares, amigos e autoridades do município, como o subprefeito de Riacho Grande, Donizete Ribeiro de Macedo. “Foi um choque para nós quando soubemos o que havia acontecido”, disse o subprefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;