Cultura & Lazer Titulo
São Bernardo tem mix cultural
Por Marília Tiveron
Especial para o Diário
03/09/2010 | 07:07
Compartilhar notícia


Será como se o mundo tivesse desembarcado em São Bernardo. Sem precisar pegar um avião nem ao menos sair da região, o público poderá ver e experimentar um pedacinho de diversos países e cantos do Brasil na 2ª edição da Festa Muitos Povos, Uma Cidade, que acontecerá de hoje a 7 de setembro nos antigos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

A primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia Lula da Silva, estará na abertura do evento.

A festa, que integra o calendário em comemoração aos 457 anos do município, trará gastronomia, artesanato, workshops e manifestações artísticas de 12 nações e quatro estados, além de povos indígenas, negros e ciganos. As atividades estarão distribuídas em dois pavilhões.

Com o objetivo de estimular e difundir a diversidade cultural de migrantes e imigrantes, o evento abordará costumes e danças, passando pelos tambores japoneses, pela cadência dos hispanos e pela dança indiana, explorada recentemente na novela global Caminho das Índias.

O tour gastronômico englobará as culinárias do Japão, Itália, Grécia, Índia, Bolívia, Chile, Lituânia e Alemanha, além de pratos típicos de Minas Gerais, Paraíba, Ceará e Bahia. Diante de tantas opções, cada um poderá montar o próprio cardápio.

Esta poderá ser a chance de experimentar os famosos Samosas (pasteizinhos com recheio de batata com condimentos indianos), as Cervelas (salsicha branca) ou ainda a Mussaká (lasanha de berinjela grega com molho branco).

Três shows fecharão as noites dos dias 4, 5 e 6 de setembro. No dia 4, a dupla sertaneja Alex Sandro & Marcelo sobe ao palco. No dia seguinte, será a vez do grupo ArtPopular e, no dia 6, a dupla Diogo & Danilo encerra as atividades.

A expectativa é que 15.000 pessoas passem pelos estúdios nos cinco dias de evento, praticamente o dobro de visitantes do ano passado.

Destaques
Dia 3 - Conjunto Folclórico Chile Lindo, às 20h30.
Dia 4 - Rancho Folclórico Português Aldeias de Nossa Terra, às 17h.
Grupo Folclórico Troyka de Danças Russas, às 18h30.
Show com a dupla sertaneja Alex Sandro & Marcelo, às 20h.
Dia 5 - Mona Kavungo - Balé Afro, às 15h30.
Grupo de Danças Gregas Neolea, às 17h.
Dança Clássica Indiana e Bollywood, às 19h30.
Show Musical com Art Popular, às 20h.
Dia 6 - Grupo de Dança Alemã Hallo Welt, às 18h30.
Show Musical com a dupla Diogo & Danilo, às 20h.
Dia 7 - Sociedad Folklorica Boliviana, às 13h30.
Grupo de Danças Folclóricas Jadran, da Sociedade Amigos da Dalmácia - Croácia, às 17h.
Nemunas Ansamblis - Danças Folclóricas Lituanas, às 18h30.
2ª Festa Muitos Povos, Uma Cidade. Na Companhia Cinematográfica Vera Cruz - Avenida Lucas Nogueira Garcez, 756, São Bernardo. Grátis.

A programação completa está disponível no site www.saobernardo.sp.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;