Cultura & Lazer Titulo
Dança aposta na ludicidade
Do Diário do Grande ABC
27/10/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


O público é convidado a sair das poltronas e fazer parte da coreografia depois de observar execuções de bailarinos. A interação marca o espetáculo Coreológicas-Ludus, que tem exibição única hoje, no Espaço Gambalaia, em Santo André.

Baseada na série Coreológicas, que teve início em 1996, a criação da Companhia Caleidos, de São Paulo, aposta na ludicidade da arte, a partir de conceitos desenvolvidos pelo dançarino eslovaco Rudolf Laban (1879-1958).

No total, cinco cenas são sorteadas entre 24 possibilidades. Cada apresentação se faz única. "Todos são convidados a desfrutar do espetáculo dançando, a partir de propostas de movimento", explica a fundadora do grupo, Isabel Marques.

Um dos temas que integram o repertório, o olhar pode ser trabalhado no palco de diversas formas, como olhar fixamente ou olhar e desviar. "São várias maneiras. O público decide como deseja entrar", aponta a Isabel, que assina a direção com Fábio Brazil.

O Coreológicas-Ludus favorece a inclusão de diferentes idades, etnias, classes e gêneros na criação. "A criança entra com um entendimento. Já a mãe entra com outro", exemplifica. A coreógrafa começou a estudar Laban na década de 1990, interessada na concepção de educar, dançando e dançar, educando.

Sobre o tema, Isabel ainda fará o lançamento do livro Linguagem da Dança: Arte e Ensino (Digitexto, R$ 45, 230 páginas), após o espetáculo. SS

Coreológicas-Ludus Dança. No Espaço Gambalaia - Rua das Monções, 1.018, Santo André. Tel.: 4316-1726. Hoje, às 20h. Ingr.: R$ 10.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;