Economia Titulo
EUA tentam incentivar a Alca em reunião com 14 ministros
Por Da AFP
12/06/2003 | 12:19
Compartilhar notícia


O governo americano tentará incentivar as negociações para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) em uma reunião, a ser realizada nesta quinta e sexta-feira, em Maryland, nos EUA, com 14 ministros da Economia, Comércio e chanceleres das Américas com o representante do Comércio dos Estados Unidos, Robert Zoellick.

O encontro, que acontecerá no Centro de Conferências Aspen Wye River, na costa leste de Maryland, tem o objetivo de preparar a reunião ministerial de novembro da ALCA, em Miami, e acabar com as divergências que ameaçam a conclusão das negociações para janeiro de 2005, como desejam os Estados Unidos.

"Os Estados Unidos consideram janeiro de 2005 a meta que todos devem cumprir para culminar as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA)", declarou na quarta-feira à imprensa Curt Struble, secretário de Estado adjunto interino para a América Latina.

A reunião de Maryland pretende "debater como poderemos usar a reunião ministerial da ALCA de novembro para acelerar o trabalho rumo a este objetivo", acrescentou. O encontro terá a presença de ministros da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Jamaica, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Trinidad Tobago, além dos Estados Unidos.

Brasil, México e Chile serão representados por seus chanceleres - Celso Amorim, Luis Ernesto Derbez e Soledad Alvear, respectivamente -, a Argentina por seu ministro da Economia, Roberto Lavagna, a Colômbia por seu ministro do Comércio, Jorge Humberto Botero, e o Peru por seu primeiro vice-presidente e ministro do Comércio, Raúl Diez Canseco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;