Cultura & Lazer Titulo
Poetas pioneiros promovem reencontro
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
09/09/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Comemorando os 25 anos de sua fundação, o Grupo Livrespaço de Poesia prepara uma série de eventos para festejar a data. Serão diversas atrações que irão ocorrer em diferentes pontos de Santo André entre este e o próximo mês. "Resolvemos espalhar pela cidade eventos que remetam às atividades do grupo e que possam incentivar outras formações", explica a co-fundadora do grupo, Dalila Teles Veras.

A abertura do evento é hoje, às 19h, com o início da exposição Seduzir para a Poesia - Trajetória do Grupo Livrespaço - 1983-1994. A mostra busca contar a história desses poetas de forma visual, utilizando-se de documentos, fotos e objetos. A atração está instalada na sala especial do Museu de Santo André Dr. Octaviano Gaiarsa (Rua Senador Flaquer, 470. Tel.: 4438-9111) de segunda à sexta, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 9h às 14h30. A entrada é franca.

Entre o material exposto estão cartazes de apresentações, cartas de outros escritores mandadas para o grupo, ilustrações de poemas e, até mesmo, o troféu dado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) em 1993, data em que o grupo ganhou o prêmio de melhor realização cultural pela publicação da revista Livrespaço, voltada para a difusão da poesia.

Outra festividade será o lançamento do livro com mesmo título da exposição comemorativa. O evento ocorre no dia 30, a partir das 18h30, na Livraria Alpharrabio (Rua Eduardo Monteiro, 151. Tel.: 4438-4358). O trabalho promete detalhar mais a fundo a trajetória do grupo e suas ações literárias no Grande ABC.

Já para o dia 3 de outubro está programado o recital poético Mostro Meu Poema Já!, no qual os seis remanescentes do Livrespaço declamarão seus poemas antigos e mostrarão suas produções recentes. O encontro gratuito será na Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171. Tel.: 4992-7218), às 19h.

No dia 4, será a vez daqueles que se envolveram com o grupo se juntarem e discutirem em uma ‘mesa de depoimentos'. Com o tema Poesia: Sedutores-Seduzidos, o objetivo é relatar o contato de todos com o projeto. "Nós vamos juntar aqueles que tentaram seduzir e os que foram seduzidos pela poesia", explica Dalila, lembrando das atividades que realizaram nas escolas. O encontro terá a participação não só dos poetas, mas também dos professores e alunos da época.

O encontro continua no dia 11 com o mesmo tema, mas com uma nova leva de convidados e participantes. As mesas de depoimentos irão ocorrer no Museu de Santo André. O público poderá conferir os eventos gratuitamente a partir das 10h.

INVASÃO POÉTICA - O Livrespaço atuou entre os anos 1983 e 1994. Foi composto por poetas que buscavam incentivar o hábito da leitura de poemas e formar novos leitores. Entre suas atividades, destaque para o projeto no qual visitavam escolas para apresentarem suas obras às crianças. "Foi uma invasão poética, mas com a devida autorização. Acredito que foi um marco na literatura da região", lembra Dalila.

Iniciado com 11 poetas, hoje seis deles estão envolvidos nas festividades: Cláudio Feldman, José Marinho do Nascimento, Jurema Barreto de Souza, Rosana Chrispim e Tônia Ferr, além de Dalila Teles Veras. (Supervisão de Melina Dias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;