Memória Titulo Memória
Natal é amor, família, esperança...

O título da Memória de hoje é a reprodução da manchete estampada pelo Diário...

Por Ademir Medici
25/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O título da Memória de hoje é a reprodução da manchete estampada pelo Diário no Dia de Natal de 1985.

***

O cromo colorido permanecia raro nos jornais da década de 1980. Mas o Diário se esforçava no dia de Natal para trazer uma imagem colorida na sua primeira página, prestigiando os artistas locais que criavam temas natalinos.

Há 30 anos a artista escolhida foi Maria Inês Almendra Antunes, de São Caetano. Ela assina o óleo que hoje Memória reproduz.

Contava Maria Inês, em 1985:

- É o Natal na sua origem e desenvolvimento em tons de azul. Como o céu, o mar, o infinito...

- O inconsciente desconhecido, mas que acaba sempre revelando existir uma origem e um fim de tudo.

- O azul do infinito revela imagem retida na mente de cada um.

- A imagem da família, da Sagrada Família de Jesus, tem uma força espiritual muito grande que transmite paz, confiança e serenidade.

“O nascimento de Jesus, mais do que doutrina e teologia, nos convida a pensarmos em um Deus que é misericórdia, que se compadece dos seus filhos, como Maria que cuida amorosamente da criança adormecida em seu colo.”

Frei Sandro Roberto da Costa, Petrópolis, RJ, in Folhinha do Sagrado Coração de Jesus.

O centenário do prefeito Américo Perrella

Em 25 de dezembro de 1915 Américo Perrella nasce em Mauá, o antigo Pilar, nono filho dos imigrantes italianos da região de Molise. Toda uma vida dedicada à cidade.

- Os pais, Emigdio Perrella e Clorinda Ciampitti Perrella, chegaram a Mauá em 1904 já com a primogênita nascida em São Caetano.

- A irmandade era composta de onze filhos: Cristina, Nicola, Concheta, Angelina, João, Ida, Carmine, Olga, Américo, Maria e Nelson.

- Américo Perrella casou-se em Mauá com Nathércia Ferreira em 1940 e tiveram duas filhas: Ana Maria Perrella e Maria Elêna Perrella Bauer.

- Suas filhas lhes deram três netos: Paulo, Renata e Henrique (que nos remete essas informações) e cinco bisnetos: Mariana, Giovanna, Antônio, Izabella e Beatriz.

- Sr. Américo morreu em Mauá em 31-1-1996, aos 80 anos. Está sepultado no Cemitério da Saudade, em Vila Vitória. É o túmulo à esquerda de quem sobe para a capela.

REGISTROS

Américo Perrella inaugurou o primeiro cinema de Mauá, na sede da Associação Atlética Industrial, em sociedade com o concunhado e atleta Baptista Branco. O cinema só exibia filmes mudos e entrou em funcionamento por volta de 1932. Depois o cinema passou a ser dirigido pelos irmãos Scilla. É quando ganha o nome de Cine Opa.

NOTA

Perrella foi prefeito de Mauá. Cada mauaense aponta a obra mais importante do Sr. Américo. Nós também temos a nossa, que focalizaremos na Memória de amanhã.

Santos do Dia

- Santa Anastácia. Nasceu em Roma, no final do século 3. Junto com a mãe, converteu-se ao cristianismo. Realizava trabalho de assistência aos pobres. Por ser cristã, foi presa, exilada e queimada viva.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Mártires de Nicomédia

- Jacó de Tódi

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 25 de dezembro de 1985 - ano 28, nº 6016

Manchete – Vida humana tem significado divino, diz o papa João Paulo II

Política – Jânio e Montoro se falam, 40 anos depois. O encontro foi no Palácio dos Bandeirantes.

Repórter-fotográfico João Colovatti, do Diário, documenta o aperto de mão do governador Franco Montoro e do prefeito eleito paulistano, Jânio Quadros.

Grande ABC – Racionamento de água não atinge Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Em 25 de dezembro de...

1915 – Padre Luiz Capra, vigário de Santo André, realiza, em plena noite de Natal, um leilão de prendas em benefício da Igreja Matriz, que hoje chamamos de Igreja Cor de Rosa.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘A Rússia e a paz somente depois de aniquilado o militarismo alemão’.

1975 – Da mensagem de Natal da Labortex – Indústria e Comércio de Produtos de Borracha: “Festejamos o aniversário daquele que veio ao mundo na forma mais humilde para se abrigar carinhosamente em cada coração.”

NOTA – A Labortex é uma das indústrias veteranas de Santo André. Ela resiste, impávida, no Centro da Avenida Industrial, em um momento em que a via vai se tornando cada vez mais comercial e residencial.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;