Economia Titulo Indústria
Em meio à crise, fábrica de móveis da região cresce

Indústria Ilan, de São Bernardo, ajusta logística de
entrega e projeta crescimentos de vendas neste ano

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
30/11/2015 | 07:03
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


A agilidade na entrega pode fazer a diferença em um segmento como a indústria de móveis, em que o consumidor, muitas vezes, tem de ter paciência para receber o que comprou. Com essa perspectiva, uma fabricante de mobiliário de São Bernardo, a Móveis Ilan, investiu em software de gestão que possibilitou encurtar os prazos aos clientes. Os resultados têm aparecido: mesmo em meio à crise econômica do País, a empresa projeta crescimento de até 5% em faturamento neste ano em relação a 2014. Deve fechar 2015 com vendas da ordem de R$ 2,4 milhões.

Parece pouco, mas, em um cenário de crise, em que as indústrias de móveis da região devem ter, em média, queda nas vendas de 22% neste ano (segundo estimativa do Sindicato da Indústria de Móveis de São Bernardo e Região) em relação a 2014, pode ser considerado um feito e tanto.

Fundada em 1998, a companhia familiar começou sua trajetória fazendo móveis pré-montados e, ao longo dos anos, foi ampliando a gama de produtos fabricados. Hoje faz mais de 40 itens, entre montados e desmontados, de linhas de dormitório e cozinha. Também conquistou, nesse período, carteira de cerca de 350 lojas e revendas atendidas, entre elas redes conhecidas como os supermercados Coop, que revendem os produtos da marca da região em algumas de suas unidades.

O diretor comercial da Ilan, Gilson Júnior, cita o caso dessa empresa supermercadista: “No começo, tínhamos o prazo estabelecido de 30 dias corridos para todas as entregas. As vendas (os contratos) realizadas nas lojas da Coop eram remetidas para a sede administrativa da rede e levava até 10 dias para chegar nas minhas mãos. Mesmo assim, com o passar do tempo, o prazo de 30 dias se tornou alto e procuramos maneiras de encurtar esse tempo. Aí veio a ideia da ferramenta”, afirma.

Adquirido há um ano, o programa, da desenvolvedora Dyzon, possibilita um controle integrado das atividades financeiras, fiscais e comerciais da fábrica e, mais do que isso, permite que as lojas revendedoras tenham acesso ao estoque disponível dos móveis da Ilan.

“Colocamos qual será o lote de produção da semana no mural (no sistema) e já podemos despachar em cinco dias”, destacou. Em alguns casos, é possível até atender pedidos para o dia seguinte, dependendo da disponibilidade. “O lojista agora consulta nosso estoque (por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets) como se fosse dele, o que é bastante positivo”, diz Júnior. O programa traz ainda outras vantagens, como a contabilização exata em tempo real do faturamento, o que também gera ganhos de produtividade para a empresa.

Atualmente, a pequena fabricante de móveis de São Bernardo, que conta com 20 funcionários diretos e nove indiretos (representantes que atuam no Estado de São paulo), produz mensalmente 2.000 unidades de peças, entre armários de cozinha, balcões, guarda-roupas e outros itens.

PLANOS - Júnior revela ainda que, após o software, a empresa tem planos de expansão, o que deve demandar adequação de seu processo de logística. “Estamos avaliando vender para outros Estados”, diz. Outra meta traçada é iniciar, em breve, operações no comércio eletrônico, ou seja, de vendas pelo site da fabricante.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;