Cultura & Lazer Titulo
'O Segredo de Brokeback Mountain' domina Globo de Ouro
Por Da AFP
17/01/2006 | 08:20
Compartilhar notícia


O Segredo de Brokeback Mountain, filme do taiwanês Ang Lee, recebeu quatro estatuetas na premiação do Globo de Ouro, realizada na noite de segunda-feira, e confirmou o favoritismo para o Oscar. O filme sobre o romance homossexual de dois caubóis, baseado em um conto de Annie Proulx de 1963, levou os prêmios, concedidos pela imprensa estrangeira de Hollywood, de melhor filme dramático, diretor, roteiro e canção original.

Os outros filmes indicados na categoria drama eram O Jardineiro Fiel, do brasileiro Fernando Meireles, que rendeu a estatueta de melhor atriz coadjuvante para a britânica Rachel Weisz, Boa Noite e Boa Sorte, Marcas da Violência e Ponto Final. Meirelles também concorria como melhor diretor.

Ao receber o prêmio de direção, Lee compartilhou o momento com os outros cineastas indicados. "Quero agradecer a Taiwan, China, a todo o mundo", disse um muito emocionado Ang Lee, desde já considerado favorito ao Oscar.

Na categoria comédia ou musical, o destaque absoluto foi Johnny e June, filme sobre a vida do cantor Johnny Cash, uma lenda da música que faleceu recentemente. O longa-metragem levou os prêmios de melhor filme, além de ator e atriz para Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon, que interpretam Cash e sua esposa June.

Na mesma categoria estavam indicados ainda os filmes Sra. Henderson Apresenta, Orgulho e Preconceito, Os Produtores e A Lula e a Baleia.

O Globo de Ouro, considerado a prévia mais importante do Oscar, cuja premiação acontecerá no dia 5 de março, premiou ainda a interpretação de um transexual de Felicity Huffman em Transamerica e o papel do excêntrico escritor e jornalista homossexual Truman Capote de Philip Seymour Hoffman em Capote, como melhor atriz e ator na categoria drama.

"Gostaria de saudar os homens e mulheres que desafiaram o ostracismo, a alienação e uma vida vivida na marginalidade para transformar-se no que realmente são", disse Huffman ao receber o prêmio pela interpretação de um transexual que descobre que, quando era homem, teve um filho que na adolescência anda sem destino pelas ruas de Nova York.

Já o ator Philip Seymour Hoffman, aclamado pela crítica especializada por uma interpretação magistral do escritor Truman Capote, agradeceu a toda a equipe do filme e à esposa em um discurso nervoso. "Deram-me o melhor papel da minha vida, eu sei", disse o ator, que inicialmente recusou o convite para o filme.

Huffman derrotou Maria Bello, por Marcas da Violência, Gwyneth Paltrow, por Proof, Charlize Theron, por Terra Fria, e Zhang Ziyi, por Memórias de uma Gueixa. Já Philip Seymour Hoffman superou os seguintes concorrentes: Russell Crowe (A Luta pela Esperança), Terrence Howard (Hustle and Flow), Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain), e David Strathairn (Boa Noite e Boa Sorte).

George Clooney, que recebera três indicações como diretor, roteirista e ator, recebeu apenas um, o terceiro Globo de Ouro de sua carreira, como melhor ator coadjuvante pelo filme Syriana. A melhor atriz coadjuvante foi Rachel Weisz, que agradeceu ao companheiro de cena Ralph Fiennes e ao diretor Fernando Meirelles pela interpretação em O Jardineiro Fiel.

"Pensei que Paul Giamatti ganharia. Quero agradecer a dezenas de pessoas que fizeram muitas coisas corajosas", disse Clooney ao receber o prêmio pelo papel no thriller político de baixo orçamento, que discute a indústria petroleira e seu envolvimento na política global, na economia e na sociedade. O roteiro é baseado nas memórias de um ex-agente da CIA.

O argentino Gustavo Santaolalla e o americano Bernie Taupin venceram na categoria de melhor canção original com "A love that will never grow old", do filme O Segredo de Brokeback Mountain. Já a melhor trilha sonora saiu para John Williams, por Memórias de uma Gueixa.

Na categoria de melhor filme estrangeiro, o vencedor foi Paradise Now, a história de dois jovens palestinos amigos que se oferecem como voluntários para atentados suicidas.

A cerimônia, que tem 24 categorias da televisão e do cinema, também prestou homenagem à carreira do ator britânico Anthony Hopkins com o prêmio Cecil B. DeMille.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;