Política Titulo
Tássia admite que pagou à própria empresa em 2009

Em resposta a requerimento de Marcelo Lima, secretária de Habitação de S.Bernardo reconhece depósito a Argos

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
15/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Secretária de Habitação do governo do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), Tássia de Menezes Regino (PT) admitiu que ordenou pagamento à própria empresa, em 2009, em ato que, segundo especialistas em Direito de Administração Pública, cabe investigação.

O fato foi confirmado em resposta a requerimento oficial de autoria do oposicionista Marcelo Lima (PPS), aprovado na Câmara e referente a um pagamento de parcela de R$ 93.041,74 de contrato de R$ 900 mil firmado durante a gestão de William Dib (PSDB), entre 2003 e 2008, para construção de moradias no município. Os recursos eram oriundos do governo federal.

Empossada por Marinho em janeiro de 2009 como titular da Habitação, Tássia autorizou pagamento ao Consórcio Habitat – formado pelas empresas Multisetorial Empresa de Assessoria e Gerenciamento e Argos Engenharia Ltda (de sua propriedade e de seu marido, Edsom Ortega Marques), em pagamento oficialmente assinado pelo assessor da Pasta Paulo Roberto Massoca – hoje secretário adjunto de Tássia.

O documento da administração petista, que é assinado pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Marcos Moreira de Carvalho, descreve que o último serviço realizado pela empresa de Tássia no município foi em 2007. “Meu objetivo foi trazer à tona dúvidas em relação ao contrato. Um deles é justamente o fato de ocorrer intervalo entre obra realizada e pagamento. Houve tanta demora que se encerrou uma gestão”, discorreu Marcelo.

O oposicionista garantiu que levará o documento para órgãos jurídicos para apreciação, garantindo que “há pelo menos o poder da dúvida nas respostas do requerimento”. “Acho que fica claro que o fato de a Tássia ter uma empresa do setor, assumir cargo público e ordenar próprio pagamento cabe apuração. Pelo menos, do ponto de vista moral”, acrescentou o popular-socialista.

Especialistas em Administração Pública, Arthur Rollo e Carlos Calado apontaram pontos de vistas diferentes para o episódios, mas convergiram que os detalhes do contrato e pagamentos precisam ser investigados.

“O que precisa ser levantado é se esse ordenador de pagamento tinha essa atribuição. Geralmente, são secretários, prefeito e diretores. Pela questão moral, acho que essa autorização deveria ser assinada por um cargo superior, no caso, pelo chefe do Executivo”, disse Arthur Rollo.

Já Calado citou a Constituição Federal, referindo-se às normas para licitações e contratos da Administração Pública. “O artigo 5º deste dispositivo relata obediência à ordem cronológica dos pagamentos. Precisa ser apurado se a secretária cumpriu à risca esse quesito da sequência. Caso contrário é considerado crime, por desrespeito à lei federal”.

No documento, a Prefeitura justifica que o pagamento somente ocorreu em janeiro de 2009 por conta da liberação da Caixa Econômica Federal, que administrava os recursos do contrato. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;