Política Titulo DISCUSSÃO
Oposição derruba texto que ampliaria autonomia de Lauro

Proposta livrava projetos do Executivo de regras na Casa; governo reclama de viés político

Por Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
26/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Oposicionistas ao governo do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), os vereadores do PT lideraram ontem na Câmara a derrubada de um item em matéria que permitiria liberdade ao chefe do Executivo para apresentação de propostas.

A propositura, assinada pela mesa diretora, previa criação e modificação de vários regimentos da Casa.

“A reclamação foi ao parágrafo sexto do projeto, que permitia ao prefeito colocar matéria na hora que bem entendesse. Assim não precisaria mais de Câmara. É um desrespeito com o nosso trabalho”, atacou Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT).

Por acordo, os oposicionistas apresentaram às pressas emenda modificativa, retirando do texto o item. As demais alterações – mais simples – foram aprovadas.

Presidente da Casa e governista, José Dourado (PSDB) tratou por desqualificar o movimento dos petistas. “Foi ação somente para aparecer. O prefeito acaba trazendo matérias em cima da hora e todos acabam discutindo e votando. Esse projeto de hoje (ontem) tinha o objetivo de regulamentar isso, uma vez que acontece historicamente na cidade.”

EDUCAÇÃO
O não envio do PME (Plano Municipal de Educação) por parte do governo Lauro Michels ganhou destaque entre as críticas dos oposicionistas. Secretário do setor na gestão de José de Filippi Júnior (PT), o vereador José Antônio da Silva liderou ataques à administração em diversos momentos de sua fala, além de protocolar ofício solicitando audiência pública.

“Precisamos saber como isso está sendo debatido e estudado. No meu ponto de vista, faltam compromisso e competência para não concluir plano”, condenou.

Secretário de Educação, o vereador licenciado Marcos Michels (PV) admitiu atraso, justificando excesso de demandas na administração. “Desde janeiro, ocorreu a entrada de muitos projetos que precisaram ser colocados na frente, o que, de fato, atrapalhou nosso trabalho”, disse.

O titular da Pasta, contudo, assegurou que o trabalho segue “em bom ritmo” e que dentro do segundo semestre será apresentado no Legislativo. “Temos realizado muitos debates internos dentro do setor e conseguido adicionar itens importantes. Não entregaremos de qualquer jeito”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;