Internacional Titulo
Deputados espanhóis ratificam a Constituição Européia
Por Da AFP
28/04/2005 | 08:29
Compartilhar notícia


A Câmara dos Deputados da Espanha ratificou nesta quinta-feira o tratado que estabelece uma Constituição Européia.

O tratado foi aprovado por 311 deputados, rejeitado por 19 e sem nenhum abstenção. Outros 20 parlamentares não compareceram à votação.

"O resultado deste referendo é o melhor ponto de referência e um sinal de compromisso inestimável para os processos de ratificação e consulta popular em outros Estados membros", afirmou o presidente do governo, José Luis Rodríguez Zapatero.

O Senado precisa analisar o texto em um prazo de dois meses. Se for aprovado sem emendas, da ratificação se passará à fase de entrada em vigor.

"O governo assumiu estar na vanguarda do processo de ratificação porque acredita que este é o papel que corresponde a Espanha na construção européia", acrescentou Zapatero. A maioria dos partidos votou junto com o governo, como o principal grupo de oposição, o Partido Popular (PP).

"Nosso país abriu o caminho que deve ser seguido por seu compromisso europeu", disse o chefe do governo espanhol.

No dia 20 de fevereiro, no primeiro referendo organizado na UE (União Européia) sobre sua Constituição, os espanhóis aprovaram por 76,73% o "Sim", contra 17,24% para o "Não" e uma taxa de abstenção recorde de 57,68%.

A França será o próximo país da UE a realizar um referendo, no dia 29 de maio. As últimas pesquisas apontam a vitória do "Não".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;