Memória Titulo Memória
O centenário da eletricidade em São Caetano

Em festa, São Caetano inaugura oficialmente o seu primeiro sistema de energia...

Por Ademir Medici
13/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Domingo, 13 de junho de 1915. Em festa, São Caetano inaugura oficialmente o seu primeiro sistema de energia elétrica, por iniciativa da Companhia Melhoramentos de São Caetano, responsável pelos primeiros loteamentos urbanos do Centro novo da cidade.

A festa começou às 18h, quando o tenente Marcinio Pereira da Costa, ajudante de ordens do secretário da Justiça e Segurança Pública do Estado, Eloy Chaves, acionou a ligação da luz. A comemoração prosseguiu até as 23h.

Nomes hoje consagrados em vias públicas, no Grande ABC e em São Paulo, estiveram presentes, entre os quais o prefeito de São Bernardo, coronel Saladino Cardoso Franco, coronel Mariano Pamplona e seu filho Armando Pamplona, diretores da Companhia Melhoramentos.

Armando Pamplona levantou um brinde ao doutor Rodrigues Alves, presidente do Estado – hoje seria governador.

Vários representantes da imprensa estiveram presentes. Na terça-feira, dia 15, as notícias pipocam na imprensa paulistana, em jornais como O Estado de S.Paulo e Correio Paulistano.

“Ao champagne usaram da palavra vários oradores, que saudaram os diretores da Companhia Melhoramentos pelo importante melhoramento que acabara de ser inaugurado”, escreve o Estadão.

- “Às 18 horas e meia a comissão ofereceu aos convidados uma lauta mesa de doces e vinhos finos”, destaca o Correio Paulistano.

A comissão citada era integrada por Serafim Constantino, doutor Carlos Veiga, Alfredo Moacyr de Godoy (o jornalista que lançava no mesmo dia o jornal O Progresso) e doutor Armando Leal Pamplona.

Outro nome citado pelos jornais é o de Antonio Gonçalves Pereira, o primeiro a falar, em nome da Companhia Melhoramentos.

Depois das 23h, quando a festa terminou, os convidados foram conduzidos à Capital em trem especial. Da comitiva faziam parte os músicos de uma banda paulistana que abrilhantou os festejos.

Martins na Academia Paulista

A Academia Paulista de Letras, na noite de quinta-feira, dia 11 de junho, elegeu o escritor José de Souza Martins sucessor de Inezita Barroso, morta em março, na Cadeira nº 22, que tem como patrono João Monteiro, que foi professor e diretor da Faculdade de Direito. Essa cadeira foi ocupada, sucessivamente, por Estêvão de Almeida, pai do poeta Guilherme de Almeida, o próprio Guilherme de Almeida, o historiador Raimundo Menezes, o historiador Odilon Nogueira de Matos e a romancista Ruth Guimarães.

José de Souza Martins é o primeiro nativo do Grande ABC, onde cresceu, estudou e trabalhou, a fazer parte da Academia. Nasceu em São Caetano, em 1938, e ali viveu até 1961, quando ingressou no Curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo. Publicou 34 livros no Brasil e alguns dos quais foram traduzidos para outras línguas e publicados, total ou parcialmente, em outros países. Foi responsável pela sucursal do jornal News Seller (atual Diário), em São Caetano. É colunista do jornal O Estado de S.Paulo.

Santos do dia

Santo Antônio. Século 17. Barro cozido e policromado. Coleção Cúria Metropolitana de São paulo.
Imagem faz parte da exposição Barro Paulista: a tradição bandeirante do imaginário em barro cozido. Em cartaz no Museu de Arte Sacra, Capital (Avenida Tiradentes, 676, bairro da Luz). Curador: Dalton Sala.

- Antônio de Pádua e de Lisboa

- Peregrino

- Aquilina

Hoje

- Dia do Detetive Profissional

- Dia do Turista

Reencontro

Normalistas de 1965 do Américo Brasiliense. Reencontro: quinta-feira, dia 25. Contatos: Tokie Munekata, (11) 4365-3251; José Nicoletti, (11) 9-8423-8339; e Ruth da Costa Varjão, (11) 4425-4860.

Seguem dez formandas do 3º Normal B:

- Alice Barbosa Sandoval

- Alizete Duaik

- Ana Maria M. Fontes

- Aparecida Pellegrin

- Arminda Ramos da Fonte

- Ceni Rabello

- Cleide de Lemos

- Cristiane E. da S. Zanirato

- Deize Ramos Fini

- Ilza Berelli

Continua

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 13 de junho de 1985 – ano 28, nº 5849
Manchete – Eleição em dois turnos não passa na Câmara hoje

Câmara Federal votaria projeto regulamentando as eleições municipais marcadas para novembro de 1985.

Mauá – Prefeito Leonel Damo quer que Estrada Sônia Maria seja pavimentada pelo Estado; Prefeitura inicia em um mês a pavimentação de ruas no Jardim Ipanema.

Em 13 de junho de...

1915 – Visita Santo André o agricultor Petrônio Afonso de Assis, de Goiás.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Protesto da Áustria contra o bloqueio da costa alabanesa pela Itália’

1975 – Delegado de Santo André, Jorge Miguel, manda fechar parque de diversões e estande de tiro ao alvo no bulevar da Oliveira Lima, em Santo André, que não tinham alvará e permitiam a presença de menores em salas de jogos.

Municípios Paulista

Celebram aniversário hoje: Adamantina, Cordeirópolis, Coroados, Guaratinguetá, Junqueirópolis, Macatuba, Marinópolis, Martinópolis, Mirassolandia, Ocauçú, Paraibuna, Pradopolis, Quatá, Rancharia, Santo Antonio da Alegria, Santo Antonio da Posse, Santo Antônio do Pinhal, Suzanópolis, Taiúva e Urânica.

Nas Ondas do Rádio

Viagem no Tempo. Internet: www.viagemnotempo.net. Música, notícias e história. Produção e apresentação: Marcelo Lopes Duarte, diretamente do Jardim Alvorada, Santo André.

Estadão FM (92,9). Estadão Acervo. Geraldo Nunes informa e comenta sobre as atrações do seu programa:

Vamos falar sobre o Santo Antônio. Quem foi, quais os milagres e quais as histórias que fizeram dele o santo casamenteiro.

O programa traz também as curiosidades sobre o Museu da Farmácia que fica na Santa Casa de São Paulo.

E uma boa nova: um pesquisador encontrou músicas inéditas de Carmem Miranda, a serem apresentadas nesta audição.
Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio ABC (1570). Causas Nobres. Antonio Dalto fala do tema do programa de hoje e já adianta o próximo:

Vamos homenagear neste sábado o Dia dos Namorados, com a participação dos ouvintes que poderão narrar, ao vivo, fatos relacionados ao tempo de namoro.

Sábado seguinte já temos agendada a visita de Inezita Awada, presidente da Federação das Entidades Assistenciais de Santo André, a Feasa. Hoje, às 10h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). </CF>Milton Parron enumera o script do seu Memória:

- Aproveitando o início da Copa América, vou apresentar um Memória com as músicas e os hinos que foram muito executados nos países vencedores dos mundiais de futebol.

- Os hinos referem-se aos respectivos anos das conquistas.

- Como ilustração, claro, reprisaremos muitos gols e lances que ficaram na memória dos torcedores.

Hoje, às 23h; amanhã, às 5h, com mais reprise numa das madrugadas seguintes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;