Economia Titulo Borracheiros
Indústria de pneus nega aumento real
Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
03/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


As negociações da campanha salarial dos borracheiros estão desfavoráveis para os trabalhadores. Segundo o presidente do sindicato da categoria na Grande São Paulo, Márcio Ferreira, as fabricantes de pneus Bridgestone e Pirelli, que possuem unidades em Santo André, estão resistindo em conceder aumento real para os funcionários.

O sindicalista informa que as discussões com a Pirelli estão mais avançadas. “A empresa propôs a reposição da inflação, mas só em janeiro. Em relação à PLR (Participação nos Lucros e Resultados), ofereceram a mesma do ano passado, de R$ 10 mil, além de um abono de 180 horas que seria pago em janeiro”, diz Ferreira. O acumulado de 12 meses do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) até abril é de 8,34%, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já a Bridgestone, que detém a marca Firestone, assegura o presidente do sindicato, ofereceu reajuste de 5% e a mesma PLR combinada em 2014, que também é de R$ 10 mil. Em ambas as negociações, Ferreira afirma que as empresas aceitaram manter todas as condições do acordo coletivo vigente.

Novas reuniões ocorrerão na semana que vem e, em seguida, serão marcadas assembleias para que as propostas sejam apreciadas pelos trabalhadores. “No caso da Pirelli, pode ser que a categoria aceite as condições apresentadas, mas na Firestone, existe toda a possibilidade de o pessoal recusar e querer paralisar a fábrica”, acrescenta. Juntas, as duas empresas contam com cerca de 6.000 funcionários na região. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;