Política Titulo Plano A
PSDB volta pressionar Atila por candidatura própria em Mauá, mas diz que pode lançar quadro próprio

Presidente da sigla tem se reunido quase toda semana com deputado

Caio dos Reis
Especial para o Diário
02/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente do PSDB de Mauá, Márcio Canuto, admitiu que a legenda tem, no momento, duas alternativas para o pleito de 2016. Em um dos cenários está o deputado estadual Atila Jacomussi (PCdoB) e, no outro, o lançamento de uma candidatura própria, com algum nome que já figure nos quadros da legenda. Porém, nos bastidores, a sigla pressiona por acerto com Atila, já que Canuto quase que semanalmente se reúne com o parlamentar estadual.

“A gente tem uma conversa com o Atila, mas também pensa na candidatura própria. No momento, não sei o que vai acontecer até pelo momento de definição da reforma política que estamos vivendo. Sabemos que tomar atitudes precipitadas podem nos prejudicar no futuro”, disse Canuto.

Eleito deputado estadual em 2014 pelo PCdoB, com 62.856 votos, o ex-vereador Atila Jacomussi é o nome favorito do presidente estadual de sua legenda, Orlando Silva (PCdoB), para a disputa do Paço em 2016. Atila apareceu na terceira colocação, com 16% de intenções de voto, na sondagem do DGABC Pesquisa, contra 23,3% da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) e 18,8% do atual prefeito, Donisete Braga (PT). A pesquisa foi encomendada pelo Diário e divulgada 1º de março.

O nome do deputado estadual já é dado como certo na corrida eleitoral mauaense, embora ele ainda negue seu desejo de concorrer novamente ao Paço – em 2012, foi terceiro colocado. Recentemente houve rompimento da aliança que possuía com Donisete e teve todos cargos indicados desligados do governo petista.

O PSDB, por sua vez, luta para retomar protagonismo em Mauá. Comandou a cidade entre 1993 e 1996 – prefeito era José Carlos Grecco –, mas desde então se resume em eleger vereador. Em 2012, lançou Edimar da Reciclagem a prefeito, sem protagonizar a eleição. Atualmente, tem apenas um parlamentar na bancada municipal: Joelson Alves dos Santos, o Jotão.

BASTIDORES
Possível composição entre Atila e Vanessa é cotada. Os políticos fizeram as pazes e firmaram parceria para trabalhar em conjunto pelas demandas de Mauá na Assembleia Legislativa.

Em março, os dois voltaram a se falar formalmente depois de seis anos. Em 2008, a gestão de Leonel Damo (PMDB), pai de Vanessa, na Prefeitura, tinha o vereador Admir Jacomussi (PRP), pai de Atila, como titular da Secretaria de Obras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;