Política Titulo
Andrade Vieira nao revela quem teria vazado informaçoes
Por Do Diário do Grande ABC
10/06/1999 | 08:34
Compartilhar notícia


Aconselhado por seus advogados, o ex-controlador do Banco Bamerindus, José Eduardo de Andrade Vieira, nao revelou o nome de dois diretores e um assessor do Banco Central que, segundo ele, teriam dado informaçoes à imprensa sobre a dificuldade enfrentada pelo Banco Bamerindus antes da sua intervençao.

Logo após o fim do depoimento de mais de 5 horas à CPI dos Bancos, à 0h35, o senador reuniu-se reservadamente com o relator da comissao, senador Joao Alberto Souza (PMDB-MA), mas preferiu revelar apenas o nome de alguns jornalistas que teriam recebido informaçoes em "off" destes dois diretores e do assessor do BC sobre o banco. Andrade Vieira havia se comprometido a dizer os nomes depois de contar à CPI que recebeu informaçoes de jornalistas e donos de jornais amigos seus de que estas três pessoas estavam dando estas informaçoes à imprensa. Ele disse que os boatos no mercado financeiro que agravaram ainda mais a situaçao do Bamerindus "saíram de dentro do Banco Central".

No final do depoimento, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Roberto Requiao (PMDB-PR) apresentaram requerimento para que a comissao solicite ao Banco Central o contrato de venda do Bamerindus ao HSBC e todos os termos aditivos que foram feitos até agora após a operaçao. O requerimento pede ainda que o BC informe à CPI o nome do vendedor dos títulos brasileiros no exterior (Brady bonds) que foram comprados pelo Bamerindus, segundo Andrade Vieira, um dia após sua intervençao pelo interventor Luiz Carlos Alvarez, atual diretor de Fiscalizaçao do BC. Andrade Vieira acusou de irregular a operaçao de compra destes títulos por Alvarez e disse à CPI que suspeitava que os bonds eram do próprio HSBC, que viria a comprar o Bamerindus pouco depois. O requerimento solicita ainda os dados sobre a venda de cada um dos itens do patrimônio do banco e o nome dos seus compradores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;