Setecidades Titulo
Pró-Matre cancela cirurgias pelo SUS
Andrea Catão Maziero
Do Diário do Grande ABC
20/06/2001 | 00:01
Compartilhar notícia


Cerca de cem cirurgias ginecológicas que ocorreriam este mês no Hospital e Maternidade Pró-Matre de Santo André pelo SUS (Sistema Único de Saúde) foram canceladas por não terem recebido autorização da Secretaria Municipal de Saúde.

Um grupo de 80 pessoas esteve ontem na Câmara Municipal para protestar contra a medida, além de solicitar mais uma vez que os vereadores intercedam junto ao secretário de Saúde, Michel Mindrisz, para que renove o contrato do hospital com o SUS. O secretário não foi encontrado pela reportagem do Diário.

No último dia 8, o contrato foi cancelado por não terem sido feitas as adequações exigidas pela secretaria. Na ocasião, foi realizado um protesto na Câmara e o secretário autorizou, em caráter excepcional, a realização de partos até o dia 8 de julho.

No entanto, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, os partos poderiam ser realizados no Pró-Matre desde que as gestantes fossem diretamente ao hospital. Ou seja, aquelas que se dirigissem ao Centro Hospitalar ou às Unidades de Saúde não seriam encaminhadas ao Pró-Matre. Estes partos estão sendo feitos na Santa Casa de Mauá.

O administrador do Pró-Matre, Ricardo Diacov, acredita que esteja ocorrendo um boicote por parte da secretaria. “Realizamos mensalmente cerca de 400 partos, mas neste mês não devemos realizar nem metade disso. Se o contrato com o SUS for renovado, nos comprometemos a realizar as obras que faltam em seis meses, caso contrário fecharemos as portas, pois 98% do nosso atendimento é pelo SUS”, afirmou. Segundo ele, 80% das exigências foram cumpridas.

Vistoria – Uma comissão de vereadores realizou uma vistoria no hospital no último dia 13 e desenvolveu um relatório favorável à renovação do contrato com o SUS. De acordo com a comissão, o relatório será apresentado nesta quarta ao secretário de Saúde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;