Setecidades Titulo
Celso Daniel é seqüestrado
Do Diário OnLine
Com Diário do Grande ABC
19/01/2002 | 04:40
Compartilhar notícia


 Foto: Valdevino JuniorO prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), foi seqüestrado na noite desta sexta-feira em São Paulo. Celso estava de carona com o amigo e empresário Sérgio Gomes da Silva, proprietário da Pajero blindada de placa DBQ 2859. Eles haviam jantado em uma churrascaria na Alameda Santos, nos Jardins, e se dirigiam à Via Anchieta para voltar ao Grande ABC, quando foram interceptados pelos seqüestradores.

Até as 6h deste sábado, a quadrilha não havia entrado em contato com a família ou com membros do partido e da Prefeitura. Um plantão está sendo montado no Paço Municipal de Santo André, com os principais assessores do prefeito e várias lideranças do PT, como a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy.

O caso foi assumido pela Divisão Anti-Seqüestro da Polícia Civil e conta com o apoio de todos os delegados especiais de São Paulo. O secretário de Segurança Pública do Estado, Marco Vinício Petrelluzzi, também está acompanhando as investigações.

Tiros - Por volta das 22h, próximo à Anchieta, a Pajero em que estavam o prefeito e Sérgio Gomes começou a ser seguida por uma Blazer preta, um Tempra branco e um Santana escuro. Após tentar fechar o carro por várias vezes, inclusive batendo na lateral, a quadrilha começou a atirar, atingindo o pneu traseiro do lado direito e três vidros da perua (um ao lado do motorista, outro ao lado do carona e um terceiro na parte traseira).

Sérgio Gomes não conseguiu prosseguir com o carro e parou na rua Antônio Bezerra, no bairro do Sacomã. Os seqüestradores desceram e retiraram Celso do carro à força — o empresário foi abandonado. A quadrilha teria fugido pela via Anchieta, sentido Grande ABC. Segundo informações da prefeita Marta Suplicy, o grupo era formado por de seis a oito homens fortemente armados.

Segundo o delegado de plantão no 26º DP de São Paulo, no Sacomã, Maurício D'Olivo, Sérgio Gomes informou que ele e Celso não estavam acompanhados de seguranças. De acordo com o empresário, os bandidos começaram a segui-los cerca de três quadras antes da rua Antônio Bezerra.

Em depoimento, Gomes disse que é possível que Celso tenha sido levado por engano, já que o prefeito vestia paletó e ele estava com trajes esporte.

O empresário contou ainda que tinha uma pistola PT 380 no carro, e que tentou reagir aos tiros disparados pelos seqüestradores, mas não conseguiu.

À 1h45, o secretário Marco Vinício Petrelluzzi chegou à delegacia. Ele afirmou que é prematuro se falar em crime político e avaliou que a hipótese de tentativa de homicício não pode ser descartada, por causa dos diversos tiros disparados contra o carro.

O empresário Sérgio DeNadai informou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi acionado porque jantava em sua companhia na noite de sexta. O prefeito de Ribeirão Preto, Antonio Palocci, Marta Suplicy e os deputados federais Aloizio Mercadante e José Genoíno se reuniram para acompanhar o caso. O presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, em férias no Sul da Bahia, foi avisado por telefone e deve voltar à região ainda neste sábado.

Cerco - A Polícia Rodoviária Estadual está fazendo um cerco nos principais acessos da Anchieta para tentar localizar a quadrilha. Homens da Rota rastreiam favelas na divisa entre São Paulo e o Grande ABC. Na região, homens da Polícia Militar estão percorrendo os principais pontos de cativeiro utilizados por seqüestradores nos últimos meses, especialmente em Diadema, São Bernardo e Ribeirão Pires.

A grande dificuldade é que até agora não há uma descrição física e nem uma estimativa de quantos seqüestradores participaram da ação. Até as 2h30, nenhum carro com as características dos que participaram da emboscada foi abandonado na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;