Setecidades Titulo Santo André
São Jorge presta homenagem aos trabalhadores da região em enredo

Escola investe R$ 55 mil na festa, que lembrará escravos e metalúrgicos

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
11/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Avante trabalhadores do Brasil, convida a escola de samba Mocidade Independente Cidade São Jorge em seu enredo deste ano. A agremiação andreense aposta em uma homenagem aos empregados da região para voltar a conquistar o posto máximo do grupo de elite do Carnaval da cidade, não ocupado desde 2001.

O tema já estava escolhido desde o ano passado, lembra o presidente da São Jorge, Luiz Carlos Lino, conhecido como Nenê. A comunidade, no entanto, optou pela luta entre o bem e o mal no enredo de 2014. “Assim que terminou a apuração, começamos a rediscutir este tema, tendo em vista que o enredo já estava praticamente pronto”, diz.

Com investimento de R$ 55 mil, Nenê destaca que a agremiação está fazendo o possível para merecer o título. “A gente está correndo atrás. Precisamos ganhar este Carnaval”, considera o presidente, há dois anos no cargo. A última conquista da escola, que completará 28 anos em março, foi o título do Grupo 2, em 2007.

O samba-enredo é de autoria de uma dupla de compositores: Alexandre Mosfera e Celso do Cavaco. “Vamos ressaltar as características aqui da nossa região, ao lembrar dos metalúrgicos, por exemplo”, observa o presidente.

Um dos diferenciais da agremiação será a quantidade de carros alegóricos que desfilarão pela Avenida Firestone no domingo. Enquanto as demais escolas levarão três alegorias mais tripé ou quadripé, a São Jorge terá quatro carros. “Nosso abre-alas lembrará os primeiros trabalhadores do Brasil, que foram os índios e também os negros, trazidos da África e escravizados. Vamos lembrar ainda a Era Vargas, com a industrialização”, revela.

Outro destaque será a última ala, que levará para a avenida discussão sobre a exploração do trabalho infantil. “Vamos fechar com as crianças e, depois, nosso último carro coroa o desfile com os metalúrgicos”, diz Nenê. A São Jorge será a última a desfilar, por volta das 2h45 de segunda-feira.

O último ensaio da escola está marcado para sexta-feira, às 20h, na quadra – Avenida São Paulo, 860, bairro Cidade São Jorge.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;