Setecidades Titulo
Rudge Ramos ganha parque neste domingo
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
17/12/2005 | 08:06
Compartilhar notícia


São Bernardo ganha neste domingo uma nova opção de lazer, o Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, no bairro Rudge Ramos. O local, que segue o padrão arquitetônico do Parque Municipal Cidade de São Bernardo, na avenida Kennedy, tem como diferencial um aquário com 24 metros de extensão e capacidade para 380 m³ de água. O reservatório tem 13 visores de vidro, com 36 milímetros de espessura, para que o público possa contemplar a decoração com pedras artificiais e diferentes espécies de peixe de água doce, como carpas e kingio. O parque tem 15 mil m², sendo 6,5 mil de área verde. A inauguração acontece às 18h, com apresentação das bandas Mirim e Jovem da cidade. O parque está localizado na avenida Caminho do Mar, 2.980. O horário de funcionamento será das 6h às 22h, todos os dias.

O novo espaço contará com 16 câmeras de monitoramento, 78 caixas de som para música ambiente, teatro de arena com capacidade para 450 pessoas, playground com piso emborrachado, lago com chafariz, cachoeiras artificiais, área para prática de atividades esportivas, pista para caminhada (400 m), e piso especial para direcionamento de deficientes visuais.

Atrás dos camarins e no saguão de entrada  foram instaladas obras do artista plástico Adélio Sarro, morador da cidade. A Fundação Salvador Arena patrocinou a montagem de um painel artístico – retrata vários momentos da história da cidade – em um muro de 80 m de extensão por 5 m de altura, na divisa entre o parque e uma empresa. A obra é assinada pelos artistas plásticos Xico Bracht & Brescovici, de Chapecó (SC).

Os três prédios principais, situados na entrada do parque, vão abrigar o setor administrativo, lanchonete, fraldário, posto médico e sanitários adaptados para deficientes. Há também um espaço reservado para guardar bicicletas. Os usuários poderão estacionar livremente em frente ao parque. Há duas vagas no portão principal reservadas a deficientes.

Iniciada em março de 2004, a obra atraía a curiosidade de moradores do bairro e pessoas que passam com freqüência pelo local. “Moro em Diadema (Jardim ABC) e trabalho aqui perto. Vez por outra dava uma espiada por entre os tapumes. Agora vou ter um lugar para descansar no horário do almoço”, disse a auxiliar administrativa Janaina Keli, 23 anos. “Não vejo a hora que seja inaugurado. Moro aqui há 30 anos e estávamos precisando de um espaço como este. Agora não precisarei mais ir à praça dos Meninos (situada na mesma avenida) para caminhar”, completou a dona-de-casa Maria Inês Fregonesi Ghioldi, 59 anos.

Ainda no domingo, às 9h, será inaugurado no Jardim das Orquídeas o Ginásio Poliesportivo Éder Simões Barbosa (Estrada Poney Club, 148). O ginásio, construído em uma área de 1,7 mil m² vai abrigar todas as escolinhas de esporte da Prefeitura, entre as quais as de futsal, vôlei e basquete.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;