Cultura & Lazer Titulo
Cineasta francês receberá Leão de Ouro em Veneza
Das Agências
06/07/2001 | 15:59
Compartilhar notícia


O cineasta francês Eric Rohmer receberá o Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra no próximo festival de cinema de Veneza que se realizará entre 29 de agosto e 8 de setembro, anunciaram os organizadores nesta sexta-feira.

Rohmer solicitou que o prêmio lhe seja entregue a 7 de setembro, véspera da cerimônia oficial da proclamação dos prêmios. Seu filme "L'anglaise et le duc" será exibido no mesmo dia.

O conselho de administração da Mostra de Veneza quer prestar uma homenagem a "um dos mestres mais significativos da nouvelle vague" e a "um cineasta que deu testemunho de sua época".

Nascido em Nancy, Nordeste da França, a 4 de abril de 1920, Eric Rohmer, que na realidade se chama Jean-Marie Maurice Scherer, foi crítico de cinema antes de se tornar diretor.

Colaborou com a revista Cahiers du Cinéma, junto com François Truffaut e Jean-Luc Godard.

Sempre cultivou o gosto pelo segredo, deixou-se fotografar pouquíssimas vezes e concedeu poucas entrevistas.

Entre seus filmes mais conhecidos figuram "Ma nuit chez Maud" (Minha noite com ele, 1969), "Le genou de Claire" (O joelho de Claire, 1970), "La marquise d'O" (A marquesa d'O, l976).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;