Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Só falta FPF confirmar acesso do Água Santa
Por Dérek Bittencourt
13/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O torcedor do Água Santa está muito perto de comemorar a volta para a elite do Campeonato Paulista. Terceiro colocado na Série A-2 após perder a semifinal para o Santo André, o Netuno será justamente beneficiado pela vaga que se abriu por causa da fusão administrativa entre Bragantino e Red Bull – este segundo que deverá ser automaticamente rebaixado junto de São Caetano e São Bento. Só falta mesmo a Federação Paulista de Futebol se manifestar batendo o martelo, confirmando o que já vínhamos há muito tempo defendendo neste Diário, baseados no regulamento das competições. Mas o último indício de que isso está perto de acontecer foi a resolução assinada pelo presidente Reinaldo Carneiro Bastos determinando que clubes controlados por mesmo grupo econômico (caso de Bragantino e Red Bull) não podem disputar a mesma divisão. Nada de muita novidade, mas o dirigente achou por bem esclarecer ainda mais este ponto. E se porventura o Toro Loko ficar entre os dois que sobem à Série A-1 de 2021, ele só será promovido caso o time de Bragança Paulista seja rebaixado. Caso contrário, abre vaga ao clube seguinte na classificação.

Pelos lados do Água Santa, o momento é de controlar os ânimos. Tanto que o presidente Paulo Korek, diretamente de Israel, disse para mim ontem que só vai comemorar quando tiver 100% de certeza. Ou seja, quando a Federação Paulista de Futebol comunicar o Netuno de que a obviedade se transformou em fato. “Só quando for oficial pela Federação. Por enquanto é uma resolução. É óbvio que faz com que a gente fique com a expectativa maior ainda, mas não posso afirmar que a vaga é nossa. Esperamos um pronunciamento da Federação para que isso aconteça o quanto antes”, declarou o mandatário do Netuno. E ele está certo. Resta apenas esta declaração do chefe da entidade gestora do futebol estadual, confirmando a situação, para que parem as teorias da conspiração. E o São Caetano que aceite a pífia campanha realizada no Paulistão, dispute a Série A-2 de 2020 com dignidade e suba em campo.

E, como são as coisas, não é? Ao mesmo tempo em que pode retornar à Primeira Divisão estadual, o time corre o risco de dar adeus de forma prematura na Copa Paulista. Hoje, o time visita o XV de Piracicaba e uma derrota decreta a eliminação. Um desastre para o clube, que fez grande investimento, trouxe mais de uma dúzia de jogadores e toda a comissão técnica do Santo André que foi campeão da A-2, além de outras boas peças. A torcida vai para que o Netuno volte do Interior com três pontos e ainda brigue pela classificação à terceira fase da competição. Quem talvez esteja de olho justamente nessa possível queda precoce é o Ramalhão, que nunca escondeu a vontade de ter de volta o treinador Fernando Marchiori e alguns dos atletas do elenco.

QUE MOMENTO
O sonho está se transformando em realidade. E pode melhorar ainda mais. Os primeiros passos para a modernização e adequação do Centro Esportivo Vereador Valentino Redivo, na Vila Gomes, foram dados. Como trouxemos em reportagem de ontem aqui neste Diário, começou a terraplanagem dos locais que receberão estruturas como arquibancadas, banheiros, bilheterias e tudo mais. O investimento para esta fase é de R$ 1 milhão, custeado pelo próprio CAD Ribeirão Pires. E a ideia é investir ainda mais na cidade. Isso porque o clube quer fincar raízes de verdade e pode aportar mais até R$ 5 milhões para construir um centro de treinamentos com alojamento, refeitório, departamento médico, fisioterapia, academia e tudo o que tem direito. Desta maneira, o clube mostra que não está apenas se aproveitando de uma cidade que estava carente de um time de futebol profissional. Muito pelo contrário. Comprova que o projeto é a longo prazo. Desde que, obviamente, os resultados apareçam dentro e fora de campo, que os munícipes comprem a ideia e que caminhe da melhor maneira possível.

HOMENAGENS EM SÃO BERNARDO
Na semana passada cometi um equívoco ao informar que o jornalista Milton Neves receberia neste mês de setembro o título de cidadão são-bernardense na Câmara do município. Na verdade, será no dia 25 de outubro, às 19h. No mês seguinte será a vez do presidente da FPF, o já pré-citado nesta coluna Reinaldo Carneiro Bastos.

CALMA LÁ, PALMEIRENSES
O que o Palmeiras demonstrou contra o Fluminense não pode simplesmente iludir o torcedor. Vi alguns colegas palmeirenses celebrando o desempenho do time na vitória por 3 a 0. Mas, convenhamos, o adversário apresentou pouca resistência e também pouco perigo. Então, acho que vale a pena ter um pé atrás. É inegável que iniciar um trabalho com duas vitórias, como é o caso de Mano Menezes à frente do Verdão, é significativo. Ainda mais para um time que vinha de sete rodadas sem vencer. Mas prudência nunca é demais, amigos palestrinos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.