Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Memória em série: o Arquivo Público

Há cinco anos, em 10 de setembro de 2014, concluíamos uma série de 25 artigos em defesa do Arquivo Público

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Reconstituir um período da história é como um mosaico: é um pedacinho de cada coisa que vai se montando. Busca-se um significado. É o que a gente faz com o presente.”

Ieda Bernardes Pimenta, diretora técnica do DGSAESP (Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo), com vivência em Santo André.

“A gestão documental é uma ferramenta importantíssima para o gestor formular políticas públicas, para garantir ao cidadão acesso à informação e para preservar a matéria-prima dos arquivos quando se tornarem históricos.”

Izaias José de Santana, coordenador do Arquivo Público do Estado. 

______

Especialistas do Arquivo Público do Estado de São Paulo, em entrevistas gravadas, mostraram a importância de os organismos públicos organizarem seus arquivos como ferramenta para a construção da memória.

Senhores das casas de memória do Grande ABC, vale a pena reler aquela série, provavelmente recortada e guardada em seus arquivos.

Vejam só a riqueza de temas aqui abordados:

AULAS DA IEDA

1 – O que pesquisar

2 – A guarda definitiva

3 – Um roteiro para os municípios

4 – Preservação e gestão 

5 – O ônus de preservar e de guardar

6 – A retroalimentação

7 – O decreto 22.789/84, 22.789/84, que instituiu o Sistema de Arquivo do Estado de São Paulo.

8 – A administração

9 – E os protocolos?

10 – Política pública

11 – O acesso à informação

12 – Gestão e preservação

13 – Organizar para recuperar a informação

14 – Tripé integrado

15 – Tudo é muito novo

16 – As exceções

17 – Os desafios

18 – Produzir conhecimentos

19 – A militante dos arquivos

20 – Vamos construir uma catedral?

AULAS DO IZAIAS

21 – Um novo professor. Chama-se Izaias

22 – Uma dica aos municípios

23 – O direito à memória futura

24 – A gestão documental, o arquivo e o acesso à informação

25 – os desafios

O ARQUIVO

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é secular. Guarda a memória oficial do governo, de tantas secretarias e órgãos, mais uma documentação preciosa gerada nos municípios.

GRANDE ABC

Escrevíamos, em 2014:

- Atenção gestores públicos – e aqui nos dirigimos especificamente aos das sete cidades do Grande ABC, a partir do funcionalismo voltado à construção da memória: inicia-se uma campanha nacional de apoio ao fortalecimento dos arquivos municipais.

- A informação foi prestada à Memória pelo coordenador do Arquivo Público do Estado de São Paulo, Izaias José de Santana. 

A campanha tem à frente o Arquivo Nacional, com sede no Rio de Janeiro e vinculado ao Ministério da Justiça. 

Participam os vários arquivos públicos dos Estados brasileiros. 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 12 de setembro de 1989 – ano 32, edição 7168

Manchete – Aluno pode pagar escola até em juízo 

Educação – Secundaristas reunidos no 28º congresso anual, em Santo André, aprovam a queima de bandeira dos Estados Unidos.

Diadema – O vereador Romildo Raposo Fernandes foi libertado após fica 11 dias preso na Delegacia Central de Diadema por ter resistido à ação da polícia durante ocupação do buraco do Gazuza.

Em 12 de setembro de...

1914 – I Guerra Mundial. Manchete do Estadão: os preparativos da Itália na fronteira austríaca e no Adriático.

1919 – Nomeada a professora Leopoldina Carlota Passos para substituir a professora Umbelina Freire da Silveira, que se licenciou, da 1ª Escola do Alto da Serra, em Paranapicaba.

1939 – II Guerra Mundial. Manchete do Estadão: as vanguardas das tropas francesas procuram estabelecer um ponto de apoio para um ataque decisivo à linha Siegfried.

1954 – Instalada, na igreja do Carmo, a Diocese de Santo André, com a posse do seu primeiro bispo, dom Jorge Marcos de Oliveira.

1959 – Fundada a Cooperativa Mista de Produção de Tijolos de Ribeirão Pires.

Hoje

- Dia Nacional da Recreação

- Dia da Seresta

William Speers

Faleceu em 9 de setembro de 1919, no Hospital Samaritano, em São Paulo. Decano da colônia inglesa domiciliada na Capital. Durante 53 anos foi superintendente da Estrada de Ferro São Paulo Railway (SPR), acompanhando a construção da Vila de Parananapiacaba, onde há uma rua com seu nome.

Nasceu em Newcastle, em 1844. Veio para o Brasil com 20 anos.

Deixa viúva dona Harriot Speers e os filhos Herbert, Willian Gordon (médico em São Paulo), Frank (subgerente do British Bank), Thomas e Charles (residente da Inglaterra).

Tinha três irmãos no Brasil: Frank (industrial em Sorocaba), Alfred (subgerente do Banco Comércio e Indústria de São Paulo) e Maria.

Foi sepultado no Cemitério dos Protestantes, na Consolação.

Santos do dia

- A Igreja celebra a festa do Santíssimo Nome de Maria

- Silvino ou Selésio

- Bem-Aventurada Maria Vitória Fornari. Nasceu em Gênova, Itália, em 1562. Em 1604 fundou a Ordem das Anunciadas Celestes. Morreu em 1617.

Municípios brasileiros

- Jaguariúna celebra hoje o seu aniversário. Fundador: coronel Amâncio Bueno. A criação do município é de 1953, ao emancipar-se de Mogi Mirim, sendo instalado em 1º de janeiro de 1955.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.