Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Uma pista profissional

Aramaçan completa 89 anos com uma pista de atletismo que o coloca de bem com a própria história

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


MEMÓRIA NA TV 

- Aramaçan, ano 89. Rumo ao centenário

- Clube destaca a memória de gerações

- Entrevistado: Sidenei Matroni, presidente

- No ar pelo Diário OnLine: www.dgabc.com.br.

No programa Memória na TV desta semana, uma entrevista com o atual presidente do Clube Atlético Aramaçan, Sidenei Matroni. Ele nos mostra o Memorial do Clube, inaugurado em 3 de março de 2018, ideia anunciada aqui em Memória pelo ex-presidente Wilson Ambrósio da Silva.

O presidente Matroni apresenta, orgulhoso, a nova pista de atletismo do Aramaçan, moderníssima, em torno de um dos quatro campos do futebol Pé na Bola e que devolve ao clube um equipamento imaginado pelos fundadores no longínquo 1930.

“Cada um que passou por aqui tem o seu valor. Não podemos desprezar ninguém. Podem ser de linhas políticas diferentes, mas o conteúdo, que é o clube, este tem que ser lembrado”, declara Sidenei Matroni, associado desde 1959.

Memória fez questão de gravar a entrevista no Memorial do Aramaçan, ecomuseu que pode e deve servir de exemplo a outras agremiações. É a história personificada por décadas, com fotos, troféus, medalhas, bolas de jogos conquistadas, flâmulas e a galeria de fotos de todos os presidentes. “O Aramaçan faz parte da cidade de Santo André e nós temos por obrigação transmitir à cidade essa história, que é muito bonita”, assinala o presidente.

TROFÉUS

Sidenei Matroni ofertou à biblioteca do Museu do Futebol, no Pacaembu, o livro com a história do Aramaçan; e deu à Memória um LP gravado por Ray Conniff e orquestra por ocasião dos 55 anos do clube.

De nossa parte, assumimos o compromisso de retornar ao Aramaçan outras vezes, um Aramaçan aos 89 anos, que caminha para os 90 já pensando no centenário – e que terá, acredita o entrevistado, Wilson Ambrósio no comando de todas essas comemorações.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 5 de setembro de 1989 – ano 32, edição 7162 

Manchete – Boeing com 54 a bordo some na selva 

Eleições 89 – Maluf supera Lula e já é o segundo em Santo André; Collor lidera.

Diadema – PT confirma expulsão de três em Diadema: Antonio Justino (o vice-prefeito Tonhão) e os vereadores Manoel Boni e Romildo Raposo.

São Caetano – Matarazzo estuda a construção de um shopping na cidade.

Cultura & Lazer – O grupo de teatro amador andreense Teco apresenta, no Municipal de Santo André, a peça Maria Quitéria, a Heroína da Independência; na direção, Augusto Maciel Neto, com Lila Venucini, Denise Bruno e José Ruiz Neto.

Polícia – Dos 13 assassinatos ocorridos no último fim de semana no Grande ABC, nove aconteceram em São Bernardo.

Em 5 de setembro de...

1914 –  I Guerra Mundial. Manchete do Estadão: os alemães marcham sobre Paris.

Estação de São Bernardo, hoje Centro de Santo André, organiza a Comissão de Socorros, de ajuda às famílias operárias desamparadas.

1919 – O médico Paulo Ferreira fixa residência na Estação de São Bernardo, hoje Centro de Santo André. Ele veio de Mogi das Cruzes.

1939 – A II Guerra Mundial. Do noticiário do Estadão: aviões da Real Força da Grã-Bretanha bombardearam ontem duas unidades da Marinha de Guerra da Alemanha.

A paralisação dos negócios na praça de Santos. Supressão das linhas alemãs e italianas. Cai a exportação brasileira.

1959 – Os Sindicatos dos Metalúrgicos e da Construção Civil de São Caetano realizam comício na Praça Cardeal Arcoverde em sinal de protesto contra a contínua elevação do custo de vida. Vários comícios preparatórios foram realizados nos bairros.

Os trabalhadores protestam também contra a falta de feijão, produto em falta em todo o Estado de São Paulo.

1969 – Inaugurado o Grupo Escolar Cidade dos Meninos, em Santo André.

1984 – Fundada a Associação dos Vendedores Ambulantes e do Comércio Eventual de Santo André.

Hoje

- Dia da Amazônia

- Dia do Irmão

Santos do dia

- Lourenço Justiniano (Veneza, Itália, 1380-1456). Bispo. Primeiro patriarca de Veneza.

- Bertino

- Herculano

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 5 de setembro:

- Na Paraíba, Alagoa Nova

- Em Santa Catarina, Porto União

Fonte: IBGE 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.