Internacional Titulo
Diplomata iraquiano denuncia complô em embaixada
Por Do Diário OnLine
21/08/2002 | 10:18
Compartilhar notícia


O diplomata iraquiano Shamil Mohammed que foi refém na Embaixada do Iraque na Alemanha declarou nesta quarta-feira que os invasores eram 'mercenários terroristas', contratados talvez por Israel ou pelos EUA.

Os serviços secretos alemães disseram nunca ter ouvido falar do grupo "Oposição Democrática Iraquiana da Alemanha," declarado o suposto responsável pela ação. Outros grupos oposicionistas iraquianos distanciaram-se dos seqüestradores.

"Eles eram mercenários pagos por outras pessoas," declarou, segundo a Reuters, o principal diplomata iraquiano na Alemanha, Mohammed. "Eles estavam sempre falando com outras pessoas em seus telefones celulares. Parece que recebiam ordens de fora, talvez de Washington (EUA), de Tel Aviv (Israel), de Londres (Grã-Bretanha) ou talvez do gabinete de Rumsfeld (Donald Rumsfeld, secretário de Defesa norte-americano)."

O governo norte-americano negou ter contatos com o grupo e disse que a ação mina os esforços legítimos para derrubar Saddam.

Depois de seis horas, a invasão acabou na noite desta terça-feira sem derramamento de sangue, após policiais alemães mascarados terem invadido a embaixada iraquiana. Cinco seqüestradores contrários ao governo do presidente do Iraque, Saddam Hussein, foram detidos, e dois reféns, libertados ilesos.

Os dissidentes iraquianos invadiram a embaixada às 14h25 (9h25, horário de Brasília) desta terça-feira, fazendo reféns Mohammad e outras três pessoas. Duas foram libertadas antes de os homens terem se abrigado atrás de barricadas dentro da embaixada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;