Cultura & Lazer Titulo
Microsoft já lançou nove versões do sistema
Por Do Diário do Grande ABC
30/01/2007 | 23:41
Compartilhar notícia


O novo sistema operacional Vista é a nona versão oficial do Windows, o programa que há 22 anos deu asas para a ascensão da Microsoft no mercado global de informática. A primeira foi o Windows 1.0, em 1985. O programa trouxe como novidade a interface colorida, contrapondo-se à concorrência, que exibia tela ainda em preto e branco.

A princípio, o software possuía um aspecto simples, menos avançado que o da rival Apple, mas capaz de se adaptar às máquinas de todos os fabricantes de PCs similares aos da IBM.

Em 1990, a Microsoft colocou no mercado o Windows 3.0, que executava vários programas ao mesmo tempo. O programa integrava 16 cores e mais memória que o antecessor, o que atraiu um número expressivo de usuários do MS-DOS.

Em 1993, apresentou o NT 3.1, primeira versão de 32 bits do Windows. Com uma boa performance no desempenho, atraiu o interesse de empresas. Dois anos mais tarde, o Windows 95 chegou ao mercado com estardalhaço graças à nova interface gráfica. Tela remodelada e recurso “plug and play” (instalação facilitada de periféricos) foram as grandes novidades.

Nesta mesma versão, a Microsoft lançou o sistema operacional com o navegador Internet Explorer embutido.

Já o Windows 98 não apresentou grandes modificações, tornando-se apenas compatível com periféricos USB. Em 2000, o Windows Millenium agregou o editor de vídeos Movie Maker e o suporte a arquivos Zip.

Porém, foi criticado por travar excessivamente. No mesmo ano foi lançado o Windows 2000, voltado para as empresas, mas que obteve grande aceitação entre os usuários domésticos.

Um ano depois, o Windows XP chegou ao mercado oferecendo mais estabilidade, mas foi atacado por muitos vírus.

Lançado neste ano, o Windows Vista terá buscador integrado, modo protegido, filtro de phishing, além de melhorias no IE 7.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;