Palavra do Leitor Titulo
Multas de trânsito

Quero fazer reclamação da Prefeitura de Santo André, que aplica multas a torto e a direito. Recebi duas com as mesmas data e hora...

Por Dgabc
11/11/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Multas de trânsito

Quero fazer reclamação da Prefeitura de Santo André, que aplica multas a torto e a direito. Recebi duas com as mesmas data e hora, porém com endereços diferentes. Fui até o Paço para recorrer, pois é impossível estar em dois lugares diferentes ao mesmo tempo. Mas não foi o que eles pensaram. Pelo que percebi, não deram atenção à minha reclamação, pois recorri três vezes e todas as respostas foram ‘indeferido'! Ou seja, estou errado e tenho de pagar! Achei isso absurdo, desacato ao munícipe!

Danilo Celestino Pereira, Santo André

Crueldade animal

Mais que indignação, causou-me profunda tristeza a reportagem sobre o cachorro que, preso a uma corda, foi arrastado pelo seu dono numa caminhonete, no interior do Estado. Tenho uma cocker preta, Nikita, fiel companheira de caminhadas às tardes no Parque Central. A festa que faz quando um de nós chega em casa é inversamente proporcional ao desespero quando percebe que arrumamos as malas para viagem. Como não ter carinho por criaturinha que se sente integrante da família? Digo tudo isso para lembrar ao dono do cão acidentado e socorrido numa clínica que, independentemente do ocorrido, com certeza o animalzinho já esqueceu, e deve estar desesperado para retornar para o seu lar e seu dono, e que este, na certa, sentira nó na garganta quando não mais tiver os olhinhos ansiosos a esperá-lo no portão quando voltar para sua casa!

José Luiz Finhana, Santo André

Brasil 1

Na época medieval, os opositores mentecaptos eram exterminados, para não acentuar disputas por reinos onde famílias reais se eternizavam no poder. Hoje, somos nossos próprios algozes, vitimados por falsa democracia, com o crime instalado nas instituições, onde a corrupção fala alto, e seus mantenedores, tidos como heróis, reduzindo a prática de roubar dinheiro público a simples malfeito, como nossa presidente gosta de dizer. Brasil, País tomado por corsários, promotores da parvoíce social!

Paulo Rogério Bolas, Santo André

Brasil 2

Crise na Grécia e no resto da Europa mostra que o Brasil é muito mais rico do que pensamos! Nós passamos por tantas crises que se uma delas tivesse atingido qualquer país estaria esse na lama. Nós temos crises terríveis, vejam os ministros caindo igual fruta madura. Se fosse em alguma nação da Europa ou nos Estados Unidos teríamos provavelmente revoluções incontroláveis.

José Eduardo Zago, Mauá

Esclarecimento

Sobre a reportagem ‘Talabi insinua favorecimento ao filho de presidente do PSC' (Política, dia 7), o Ministério Público esclarece que o ofício encaminhado pela promotora eleitoral Sandra Lourdes Alves de Moura Sampaio Arruda à Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo, comunicando a desfiliação do Partido Social Cristão do vereador Talabi Ubirajara Cerqueira Fahel, atende determinação da Justiça Eleitoral, na Resolução 22.610/07 e a Circular número 105/2011. Os Cartórios eleitorais devem dar ciência ao Ministério Público de todas as comunicações de desfiliação partidária.

Ministério Público de São Paulo

Lula

Concordo plenamente com o leitor de Recife (Ex-presidente, dia 1º). Desejo também plena recuperação ao ex-presidente Lula, mas já que fez tanta demagogia com o SUS, por que não usá-lo agora? É muita injustiça, enquanto muitos ficam esperando até quatro meses por reurologista ou pneumologista na rede pública o ex-presidente com tanta mordomia no Sírio-Libanês. Seria ótimo se o SUS funcionasse de verdade, assim a igualdade seria para todos.

Toninho Ulisses, São Bernardo

Artigo

Dengue e o cenário paulista para 2012

A dengue representa a doença viral transmitida por vetor mais disseminada no mundo. Seu enfrentamento está intimamente ligado às decisões dos gestores na adoção de políticas de Saúde pública que devem levar em conta a introdução e a reintrodução de novos sorotipos, a circulação de cepas de maior virulência, a população suscetível e a densidade do mosquito Aedes aegypty nas cidades.

A combinação de altas temperaturas com chuvas abundantes é explosiva para o Aedes. O Estado de São Paulo enfrenta a dengue desde 1987, quando foi identificada a circulação do vírus 1. Nestes últimos 24 anos o sistema de vigilância em Saúde paulista monitora a circulação viral, o que tornou possível a detecção da entrada da variante 2 em 1997, da 3 em 2002 - quando registramos a circulação dos três vírus concomitantemente - e agora, em 2011, da variante 4. O cenário de São Paulo acompanha e reflete o cenário de diversos Estados brasileiros.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo tem colocado todo seu arsenal técnico em campo para essa batalha. As áreas técnicas da Coordenadoria de Controle de Doenças e da Sucen elaboraram o Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue. Entre as ações previstas está a preparação do sistema de Saúde para atender às pessoas doentes. O diagnóstico clínico eficiente e a rápida identificação dos sinais de gravidade são armas poderosas para evitar mortes por dengue.

Para isso, o Estado prepara um modelo de treinamento para médicos e enfermeiros que atuam nas portas de entrada - Unidades Básicas de Saúde e prontos-socorros - e organiza sua Rede Regionalizada de Atenção à Saúde para propiciar triagem adequada, melhor acesso e acompanhamento dos casos potencialmente graves.

Segundo Eric Martinez, da Organização Pan-Americana da Saúde, que acumula experiências teórica e prática no enfrentamento da dengue, "tão importante quanto evitar a transmissão é o preparo dos sistemas de Saúde para atender adequadamente os doentes e evitar que morram". E completa: "Bom administrador de Saúde é capaz de salvar mais vidas durante epidemia de dengue que os médicos e os intensivistas".

Marcos Boulos é médico infectologista, professor da FMUSP e coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;