D+ Titulo Música
Grupo BTS tem papel de sensação pop mundial

Maior boy band sul-coreana da atualidade não para de ganhar força no mundo ocidental

Luís Felipe Soares
27/05/2018 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


Quem acredita que as boy bands estão fora do cenário musical não tem acompanhado de perto a movimentação da cultura pop mundial nos últimos tempos. Esses conjuntos continuam em alta, mesmo que não venham recheados de rapazes norte-americanos ou europeus. Todas as atenções do gênero estão voltadas para a Coreia do Sul, onde o popular k-pop explode tanto que os limites do Oriente foram deixados para trás nas temporadas passadas. Como um furacão, a sonoridade coreana tem ganhado força pelo mercado ocidental e quem puxa os fãs é o BTS, sensação musical que consegue explorar o que de melhor as mídias podem oferecer.

Formado em 2013, o grupo também é conhecido como BangTan Boys (Bulletproof Boy Scouts, em inglês, ou Escoteiros à Prova de Bala, em português) e pela recém-criada ideia de Beyond The Scene (além da cena, em tradução), fazendo referência à ideia de que os jovens desejam mais do que realidade ao seu redor, sua cena atual. Ele é formado por RM (Rap Monster), V, Jin, Suga, J-Hope, Jimin e Jungkook. Há mescla de rappers, cantores e dançarinos, todos reunindo talento para desenvolver as composições, coreografias e as ações milimetricamente ensaiadas para as performances ao vivo. Quem acompanha o cenário oriental sabe que a prática é comum, mas o público em geral pode achar estranho o fato de que os sete artistas foram reunidos por meio de agência musical, com recrutamento e testes.

O grande estouro pelo planeta ocorreu pouco tempo depois, com destaque para os álbuns The Most Beautiful Moment in Life Part 2 (2015) e Wings (2016). Detalhe que as músicas são cantadas em coreano ou japonês, com momentos em inglês que fazem referência aos títulos das canções – dando oportunidade para que maior número de pessoas possa, ao menos em alguns instantes, cantar algum trecho. Elementos de pop, hip hop, R&B e j-pop fazem parte das influências dos jovens.

A cartada mais recente do BTS é o disco Love Yourself: Tear, disponível em plataformas digitais desde o dia 18. Trata-se do terceiro projeto de estúdio do septeto e que conta com o single Fake Love pronto para comandar a invasão dos rapazes nos Estados Unidos. Foi apresentando a canção ao vivo que agitaram a edição deste ano do prestigiado Billboard Music Awards, de onde o grupo também levou o prêmio de melhor artista nas redes sociais. 

A internet é peça fundamental no trabalho da boy band, principalmente para apresentar os chamativos clipes. O vídeo de Fake Love, por exemplo, já bateu a marca de 93,273 milhões de plays no YouTube, com a faixa DNA ultrapassando 385 milhões de views. Foi graças a essa força on-line que os garotos descobriram ter muitos fãs no Brasil, com adolescentes o bastante para lotar os três shows que já realizaram no País, em São Paulo. A última passagem ocorreu em março do ano passado, quando fizeram duas apresentações. Com música poderosa, o BTS vai além da cena musical de sua língua. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;