Automóveis Titulo
Boletim técnico: saiba como transportar crianças em veículos sem banco traseiro
Por Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
11/01/2018 | 17:01
Compartilhar notícia


Pensando na segurança das pessoas, o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) descreve que o transporte de crianças no automóvel deve ser realizado no banco traseiro até elas completarem os 10 anos de idade, e sempre utilizando os dispositivos de retenção adequados para cada idade. De acordo com a Resolução 277 do CONTRAN, para veículos que não contenham banco traseiro – como as picapes de cabine simples –, o transporte de crianças com até 10 anos de idade poderá ser realizado no banco dianteiro. Mas sempre utilizando o dispositivo de retenção adequado e com algumas ressalvas.

Esses dispositivos de segurança são:

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Bebê-conforto

Esse dispositivo de segurança deve ser utilizado para o transporte de crianças com até 1 ano de idade.

Na utilização do dispositivo de retenção infantil tipo “bebe conforto” no banco dianteiro, é importante a desativação do airbag do passageiro, evitando que haja agravamento dos ferimentos nas crianças em caso de deflagração de airbag proveniente de um impacto. Verifique o manual do veículo para identificar como realizar essa desativação enquanto estiver transportando crianças no “bebe conforto”. Caso o veículo não possua a desativação do airbag do passageiro, o bebe conforto não deve ser instalado no banco dianteiro.

LEIA MAIS: Onix, Civic, Creta e Saveiro: veja os carros mais buscados no Google em 2017

Molhar pessoas e zerar o combustível: descubra infrações pouco conhecidas

Cadeirinha

Crianças com idade entre 1 e 4 anos deverão utilizar esse dispositivo de segurança.

Na utilização desse dispositivo no banco dianteiro, esse não deve conter bandejas, pois esses acessórios podem agravar ferimentos em caso de colisão quando o veículo for equipado com airbag frontal.

Assento de elevação

Utilizados por crianças de 4 a 7,5 anos.

As crianças com idade superior a 7,5 anos podem utilizar o cinto de segurança do automóvel, sem a utilização de outros dispositivos de retenção, mas atente-se a estatura da criança e nunca deixe o cinto de segurança muito próximo do pescoço.

Caso utilize assento de elevação no banco dianteiro, recomenda-se que posicione o banco na última posição, deixando o banco o mais afastado possível do painel do veículo equipado com airbag.

Quem não cumprir essas regras está sujeito a penalidade de:

  • Infração gravíssima com 7 pontos na CNH.
  • Multa no valor de R$ 293,47.
  • Retenção do veículo até a regularização.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;