Cultura & Lazer Titulo De casa
A saga de um ilustrador

Ivan Reis, da região, ganha mostra na Capital
ilustrada por seus trabalhos para a DC Comics

Por Vinícius Castelli
19/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


É no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, que brotam diversas ideias e traços. Quando ganham vida são lançados nos Estados Unidos e, depois, se espalham pelo mundo em revistas de super-heróis da DC Comics. Todo o processo de trabalho do ilustrador da região Ivan Reis, 40 anos, pode ser visto na mostra A Era Heroica, o Universo DC Comics, que toma conta até 17 de setembro da Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina (Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664), em São Paulo. A entrada é gratuita.

É a primeira mostra individual do artista, responsável há 14 anos por desenhar personagens como Lanterna Verde, Vixen e Batman, entre tantos outros heróis e heroínas. O público poderá ver de perto todo o processo de trabalho de Reis para os quadrinhos. “As pessoas poderão saber como é a elaboração de uma capa e o estudo dela. Tem de tudo: as artes originais, as estátuas colecionáveis. É um recorte do meu trabalho”, explica. São mais de 200 itens. A ideia da exposição é mostrar também a evolução do profissional, que começou a carreira há mais de 25 anos e passou nos estúdios Mauricio de Sousa e Marvel, onde fez títulos como Os Vingadores, Homem de Ferro e Hulk.

Ivan da Costa, curador da mostra, confessa estar pensando nessa exposição há vários anos. “Ele (Reis) é um artista muito conhecido no Exterior e no Brasil também. É uma oportunidade única para quem gosta dos super-heróis e de quadrinhos de entender como esse trabalho funciona”, explica. Entre as peças que o curador destaca, estão as artes da Liga da Justiça e duas estátuas de cerca de 1 metro de altura cada. “É o Batman e a Mulher Maravilha. Elas estavam na DC Comics de San Diego (Estados Unidos). É a primeira vez que podem ser vistas no Brasil”, diz.

Já o artista pensa com carinho na saga Blackest Night. “É minha fênix. Foi meu último grande trabalho com o Lanterna Verde. Tudo o que está lá na exposição é de algum momento especial e muito importante para mim”, encerra.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;