Cultura & Lazer Titulo Espetáculos
ABCdança sem fronteiras

Ousadia. Essa é a marca do ABCDança, realizado de amanhã a domingo e em todos os sábados de junho

Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
20/05/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Ousadia. Essa é a marca da terceira edição do ABCDança, realizado de amanhã a domingo e em todos os sábados de junho. Serão espetáculos, fóruns e oficinas de dança com entrada franca que reunirão companhias e profissionais no Grande ABC e em São Paulo.

A ousadia vem justamente do empenho em descentralizar o evento nascido em Diadema. Neste ano, além da cidade como sede, Santo André, São Bernardo, São Caetano e São Paulo receberão espetáculos.

A coordenadora geral, a coreógrafa Ana Botosso da Cia. de Danças de Diadema, comenta que aumentar a abrangência do ABCDança tornou tudo mais complicado, mas desde o início a comissão de organizadores resolveu ‘topar a parada'.

"Ainda pretendemos atingir as sete cidades", afirma. Em contrapartida, Ana pede que grupos se manifestem mais. "A troca de experiências é muito importante para essa linguagem. É preciso assistir ao outro e se apresentar para o outro. Isso também é saudável nas oficinas, nos fóruns e nas noites do evento", diz.

Uma das atrações do ABCDança sintetiza esse espírito democrático: o palco livre. Com 14 metros de largura, ele ficará instalado em frente ao Teatro Clara Nunes para quem quiser se apresentar, de amanhã a domingo, das 14h às 18h. Basta pré-agendar com antecedência no local ou por telefone com Renata Boniol (tel.: 7858-5549).

Leigos também podem participar das oficinas. "É claro que quem já possui experiência terá um aproveitamento maior, mas deixamos em aberto para incluir um pouco mais", conta a coordenadora. Com isso ela espera sensibilizar um maior número de pessoas.

Se o objetivo é só apreciar, o público pode contar com diversidade na programação.

É o que já se vê na noite de abertura, quando os dois espetáculo apresentados serão bastante diferentes.

Lacrimosa, coreografia para um trio extraído da Cia. de Danças de Diadema, tenta mostrar como seria se o compositor Mozart voltasse à vida para terminar de escrever seu último réquiem. Além da peça que dá nome à coreografia, a música do DJ e produtor musical Loop B arredonda a trilha sonora.

Na seqüência, a platéia que comparecer ao Centro Cultural Diadema no Teatro Clara Nunes verá A Rosa de Hiroshima, parte do repertório do Ogawa Butoh Center. No solo, o bailarino João Roberto de Souza mostra as nuances minimalistas da dança japonesa Butoh, que tem em Kazuo Ono seu maior representante.

Algumas das outras coreografias apresentadas serão Covacha, da companhia Danceato; Ou, com a Beneditas Cia. de Dança; Nós, com Carolina Novelleto; Silenciaram, da Corpo da Vez; Cores da Alma, do Coletivo MR - Danças, Pessoas, Corpos e Criação; Solo a Dois e Quem São Eles, do Coletivo Procriação; Miríades de Fios, da Stacatto Cia. de Dança e Crendices... Quem Disse, da Cia de Danças de Diadema e Grupo Pedra Branca. Veja abaixo os locais das apresentações.


Endereços

DIADEMA
Centro Cultural Diadema - Teatro Clara Nunes; Rua Graciosa, 300, Centro, Tel.: 4056-3366.

SANTO ANDRÉ
Teatro do SESC Santo André: Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar. Tel.: 4469-1200

SÃO BERNARDO
Teatro Cacilda Becker: Praça Samuel Sabatini, Paço Municipal, Centro. Tel.: 4348-1081

SÃO CAETANO
Teatro da Universidade Imes
Campus I: Av. Goiás, 3.400, bairro Barcelona. Tel.: 4239-3200

SÃO PAULO
Teatro Itália - Teatro de Dança: Av. Ipiranga, 344, subsolo Edifício Itália. Tel.: 2189-2557

Obs.: As oficinas e fóruns acontecem em locais diferentes. Informações com Renata Boniol pelo 7858-5549.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;