Setecidades Titulo Concurso
Para professores, Desafio auxilia estudantes a se desenvolverem

Tema faz aluno pensar no futuro e estimula o crescimento, afirmam docentes

Drielly Gaspar
Especial para o Diário
21/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O Desafio de Redação, concurso promovido pelo Diário e destinado a estudantes dos ensinos Fundamental e Médio da região, continua a todo vapor. Ontem, alunos de 11 escolas de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra colocaram no papel seus planos para melhorar o planeta, estimulados pelo tema da sétima edição: 2020: O que eu posso fazer para mudar o meu mundo?

Para professores e coordenadores escolares, o assunto faz com que os estudantes reflitam sobre o futuro que gostariam de ter para si e para o mundo e o que precisam fazer para alcançá-lo. “É bom que sejam estimulados a pensar porque percebemos que muitos vêm à escola sem perspectivas”, afirma a professora de matemática da EE Professor Sebastião Vayego de Carvalho, de Rio Grande da Serra, Edinilde Pereira de Melo.

Para a coordenadora da escola, Rosa Marli da Silva, as ideias dos alunos são bem formadas, mas é preciso paciência para colocar no papel. “Eles sabem o que querem e, muitas vezes, o que precisam fazer, mas escrever é a parte difícil do processo.”

A professora de inglês Viviane Ribeiro acredita que alguns alunos não colocam em prática o que acreditam ser necessário para mudar o mundo porque são imaturos. “Mas é questão de tempo para mudar. E o concurso ajuda nisso.”

O aluno do 7º ano Junior Patrício dos Santos, 12 anos, diz que quer salvar vidas para fazer a sua parte. “Quero ser bombeiro e sei que não posso fazer isso agora, então, estudo para ser um bom profissional.”

Na EE Professor Antonio de Pádua Paschoal de Godoy, em Ribeirão Pires, os professores receberam bem o tema, mas a maioria dos alunos teve dificuldades em pensar no amanhã. A docente de biologia Viviane Pereira acredita que, apesar disso, os estudantes conseguiram expressar suas expectativas. “Eles querem mostrar de maneira clara o que pensam.”

O Desafio é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pela Petrobras e tem apoio da Ecovias. O autor da melhor redação entre os alunos do último ano do Ensino Médio ganhará bolsa de estudos na USCS. As provas irão até o dia 23 de setembro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;