Internacional Titulo
Gabinete israelense discute detalhes da retirada de Gaza
Da AFP
30/08/2004 | 10:35
Compartilhar notícia


O gabinete de segurança de Israel deve discutir nesta segunda-feira as modalidades concretas do plano de retirada da Faixa de Gaza, do primeiro-ministro Ariel Sharon, previsto para o próximo ano.

Além disso, Sharon anunciou que na próxima terça-feira apresentará um calendário preciso da retirada da Faixa de Gaza e da evacuação de 8 mil colonos israelenses instalados nessa região.

"O premiê, para provar a seriedade de suas intenções, apresentará ao grupo parlamentar do Likud um calendário preciso sobre as etapas da retirada", afirmou uma fonte da presidência do Conselho, que pediu anonimato. "O primeiro-ministro se manifestou depois que o chefe da inteligência militar, general Aharon Zeevi, afirmou que (o presidente da Autoridade Palestina) Yasser Arafat não acredita em uma retirada israelense da Faixa de Gaza", acrescentou.

Até o início do mês de setembro, o governo deve adotar um projeto de lei sobre as indenizações que serão pagas aos colonos que aceitarem abandonar a Faixa de Gaza e quatro pequenas implantações do norte de Cisjordânia, informou a rádio militar.

O gabinete de segurança deve discutir a separação dos papéis entre a polícia e o exército, para determinar quem será responsável pela evacuação dos colonos que não aceitarem abandonar suas casas.

O ministro da Segurança Interior, Tzahi Hanegbi, afirmou que é contrário à participação dos policiais na evacuação "física" dos colonos, como defende o ministro da Defesa, Shaul Mofaz.

A rádio militar informou que Israel não exclui a possibilidade de entregar intacta aos palestinos uma das 21 colônias da Faixa de Gaza para que suas instalações sejam utilizadas como um hospital. O governo também estuda a possibilidade de transferir para o Banco Mundial a administração da zona industrial de Erez, principal passagem entre a Faixa de Gaza e o território israelense.

Sharon também deve apresentar o plano de retirada ao chefe da diplomacia alemã, Joschka Fischer, nesta segunda-feira, em Jerusalém.

Durante sua visita a Israel, Fischer deve conversar com seu colega israelense Sylvan Shalom, com o ministro da Defesa, Shaul Mofaz, e com o líder da oposição trabalhista, Shimon Peres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;