Nacional Titulo
Mulheres do interior de SP fazem mutirão para tirar documento
Da Agência Brasil
30/08/2006 | 17:35
Compartilhar notícia


No próximo fim de semana, trabalhadoras rurais do Pontal do Paranapanema, em São Paulo, poderão tirar documentos como carteira de trabalho, CPF e carteira de identidade. Elas vão participar do mutirão do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), que pretende reduzir o número de mulheres sem documentação.


Segundo dados do ministério, cerca de 40% da população rural no país não tem documentos pessoais. As mulheres representam cerca de 60% desse total.


Para a coordenadora do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia do MDA, Andréa Buto, os trabalhadores rurais enfrentam dificuldades para tirar os documentos, como a distância até os órgãos responsáveis pela emissão e o custo, já que boa parte exige taxa. Por isso, os mutirões são gratuitos.

“No caso das mulheres há uma dificuldade adicional: a prática cultural que estabelece que um membro da família tendo documentação já é suficiente”, afirmou a coordenadora.


Maurícia Pereira da Costa mora no município de Carinha, na Bahia. Ela participou de um mutirão do gênero e diz que foi mais fácil tirar os documentos.

“A gente não tinha oportunidade de vir obter a documentação. Tinha muita dificuldade, é longe e tem que pagar tudo. Aqui no mutirão a gente veio no carro da prefeitura. Estou tirando a carteira de trabalho e o CPF”, assinalou.


Sem documento, uma pessoa não pode abrir conta bancária, prestar concurso público, receber aposentadoria nem participar de programas dos governos federal e estadual.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;