Cultura & Lazer Titulo
Veríssimo, Caruso e a crônica
Por Ricardo Ditchun
Do Diário do Grande ABC
08/08/2006 | 08:25
Compartilhar notícia


O humor, criado em sua vertente escrita mais atraente, a crônica, e também a partir de um de seus suportes desenhados mais deliciosos, o cartum. É esse o programa de hoje no projeto Cronicamente Viável, do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em São Paulo.

E, para debater o tema, duas feras dos gêneros: o escritor e cronista gaúcho Luis Fernando Veríssimo e o cartunista paulista Paulo Caruso. Eles ocupam a mesa do CCBB às 19h30 e, sob mediação do escritor Marcelo Rubens Paiva, tecem suas considerações para, em seguida, debater com o público. Para participar, nada de ingresso pago, mas os interessados devem retirar senhas que serão distribuídas meia hora antes, a partir das 19h.

Veríssimo, 70 anos, contemplado com alguns dos mais importantes prêmios destinados a personalidades do mundo da escrita, como a Medalha de Resistência Chico Mendes, Isenção Jornalística e Juca Pato – Intelectual do Ano (1997), assina obras fundamentais para o gênero crônica. Livros como O Amor Brasileiro (1977), Ed Mort e Outras Histórias (1979), Sexo na Cabeça (1980), O Analista de Bagé (1981), A Velhinha de Taubaté (1983), Comédias da Vida Privada (1994), As Noivas do Grajaú (1999) e As Mentiras que os Homens Contam (2000).

Sem exagero, é possível afirmar que muitos brasileiros descobriram a literatura graças aos livros de Veríssimo, a seu estilo coloquial, divertido e, por tudo isso, cativante.

Caruso, 57 anos, gêmeo de Chico, seguidor da mesma profissão, é autor, por exemplo, da série Avenida Brasil, por meio da qual questiona um sem-número de equívocos cometidos por nossos representantes políticos. Faz isso, no entanto, com humor refinado, desenhado em traços inconfundíveis. Além de publicar em livro, Paulo – e também Chico – atua em importantes veículos de comunicação impressa, bem como em charges televisivas animadas.

O projeto Cronicamente Viável – A Crônica no Brasil: de Machado de Assis aos Cronistas Digitais, reúne mensalmente no CCBB jornalistas e escritores. O objetivo é discutir essa manifestação artística, conforme informa o nome, desde seu surgimento (com Machado) até a novíssima geração. O próximo encontro, A Crônica na MPB, ocorre em 12 de setembro, com Patrícia Palumbo e Kid Vinil.

Cronicamente Viável – Crônica e Humor, com Luis Fernando Veríssimo e Paulo Caruso. Hoje, às 19h30. No CCBB – r. Álvares Penteado, 112, Centro, S.Paulo. Tels.: 3113-3651 e 3113-3652. Entrada franca (distribuição de senhas a partir das 19h). Site: www.bb.com.br/cultura.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;