Memória Titulo
1917: o trágico, a festa, o gol...
Ademir Medici
13/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Três acontecimentos registrados no Grande ABC em maio de 1917: a morte do bebê de uma mãe solteira e solitária que se refugiou em ponto retirado do Caminho do Mar, o casamento que teve como padrinhos o senador e o prefeito, a vitória no futebol do clube local que recebeu um time de São Paulo.

As notícias que se seguem foram buscadas no Acervo Estado e adaptadas à Memória nossa de cada dia.

 

CASO MISTERIOSO

De repente uma moça começa a ser vista às margens do Caminho do Mar, num lugar chamado Capão do Mato. Feliciana Fontes, o seu nome. Natural de Iguape. Vinda de Santos. Não mantinha qualquer relação com os raros vizinhos. Buscava o isolamento no mato entregue a profunda meditação.

Quando saía e encontrava alguém, não conversava. Com os olhos úmidos de lágrimas, olhava mansamente, sorria e continuava a caminhar, sem dizer palavra.

Então, desaparecia. Foi encontrada, tempos depois, num ranchinho de palha que ela fizera pelas próprias mãos. Estava enferma. Pedia para ser deixada em paz para morrer ali, a dois passos do lugar onde enterrara o filho.

A polícia soube do caso. Leva a moça para São Paulo, internada no hospital de misericórdia. Dr. José Líbero segue para o local em que foi sepultada a criança, a fim de proceder à necropsia.

 

ALTA SOCIEDADE

No domingo, 13 de maio, casam-se em Santo André Isabel Lobo, filha de Luiz Lobo, 3º juiz de paz, com Francisco Galvão Bueno, auxiliar da contadoria da Estrada de Ferro São Paulo Railway.

No civil, são padrinhos do noivo Cândido Galvão Bueno Filho e a mulher; da noiva, o senador Flaquer; no religioso, o padrinho do noivo é Messias do Santos, e da noiva, o prefeito Saladino.

Um jantar foi servido na residência dos pais da noiva, com direito a discurso de Raul Soares. As danças se prolongaram até alta madrugada. Os nubentes iriam residir na Capital.

 

INTERMUNICIPAL

No mesmo domingo do casamento, o Primeiro de Maio FC recebe, em seu campo, o Fluminense da Capital, registrando-se empate de 1 a 1. Na preliminar, 2 a 0 para os verdinhos andreenses.

 

 

Nas Ondas do Rádio

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Na véspera do Dia das Mães, três mães entrevistadas: Diane Mantovani, Rita de Cássia Rocha Marcolino e Cely Flora Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Quinta Avenida. Big band do trompetista Bunny Berigan e os cantores Roy Hamilton e Stacey Kent. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Hoje, às 19h. Pela internet: radiotrianon.com.br; quintaavenida.mus.br e Scala 99 – grandeabcwebradio.com

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Nos 80 anos da Band, o produtor e apresentador Milton Parron entrevista José Paulo de Andrade, o homem do <CF160>Pulo do Gato.

Parron e Zé Paulo começaram juntos no rádio: Parron pela Panamericana (hoje Jovem Pan), Zé Paulo pela América, do Grupo Band. Os dois como auxiliares nas respectivas equipes de esporte. Em 1994, com a transferência de Parron para a Band, ocorre o encontro de ambos na mesma estação.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória.

Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 13 de maio de 1987 – ano 30, edição 6440

Manchete – Quércia (Orestes, governador de São Paulo) só concede dois gatilhos salariais e trimestralidade ao funcionalismo

São Bernardo – Obras do trólebus interditam viaduto da Avenida Lucas Nogueira Garcez.

Aguapés comprovam degradação da Billings.

Polícia – Operação pente-fino na Vila Magini e Jardim Oratório, em Mauá.

 

Em 13 de maio de...

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: turcos expulsam judeus de Jaffa.

1947 – Fundado o Clube Atlético Pirelli, em Santo André.

1967 – Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Curuçá, em Santo André, celebra seu sétimo ano de criação, com festa no clube da Rhodia.

1972 – Prefeito Aldino Pinotti inaugura o terminal rodoviário próximo ao Paço Municipal de São Bernardo, hoje remodelado e transformado em estação rodoviária, com o nome do empresário João Setti.

 

Santos do Dia

Nossa Senhora de Fátima. Nesta data, em 1917, na cova de Iria, em Portugal, a Virgem Maria apareceu a três pastorzinhos: Lúcia, Francisca e Jacinta. É uma linda história, conhecida, mas que merece ser sempre lembrada. A história de Nossa Senhora de Fátima.

No Grande ABC, quatro paróquias têm como padroeira Nossa Senhora de Fátima. E há capelas dedicadas à santa em toda a região.

 

Julia Billiart

Glicéria

 

Municípios Brasileiros

Também por conta do Dia de Nossa Senhora de Fátima e da data oficial da abolição da escravatura, celebram aniversário neste dia 13 de maio por esse Brasil afora:

Alto Taquari (MT), Angélica (MS), Arraial do Cabo (RJ);

Bodoquena (MS);

Camaragibe (PE), Campinápolis (MT), Candeal (BA), Cláudia (MT), Cocalinho (MT), Comodoro (MT), Cristina (MG);

Deodápolis (MS);

Eldorado (MS), Elesbão Veloso (PI);

Indiavai (MT), Itaquiraí (MS), Itaúba (MT),

Jesuítas (PR);

Marcelândia (MT), Mundo Novo (MS);

Nossa Senhora de Lourdes (SE), Nova Canaã do Norte (MT), Nova Olímpia (MT), Novo Horizonte do Norte (MT), Novo São Joaquim (MT);

Pancas (ES), Passa e Fica (RN), Pedra Preta (MT), Peixoto de Azevedo (MT), Porto Alegre do Norte (MT), Primavera do Leste (MT;

Redenção (PR), Ribeirão Claro (PR), Rio Maria (PA), Rondon do Pará (PA);

São Benedito do Sul (PE), São Felix do Araguaia (MT), Senador Rui Palmeira (AL), Serra do Mel (RN), Sete Quedas (MS), Sorriso (MT);

Tacaratu (PE), Tacuru (MS), Tangará da Serra (MT), Terra Nova do Norte (MT), Três Barras do Paraná (PR), Treze de Maio (PB);

Vila Rica (MT);

Xinguara (PA).

FONTE:IBGE

 

Município Paulista

Aniversaria hoje: Cajobi. Elevado a município em 1926, quando se separa de Olímpia, na região de Barretos.

 

Hoje

Dia da Fraternidade Brasileira

Dia da Abolição da Escravatura

Dia do Automóvel

Dia da Estrada de Rodagem

Dia do Zootecnista

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;