Os modelos de três volumes compactos como Honda City, VW Polo Sedan, Peugeot 207 Passion e o recém-chegado Tiida Sedan podem colocar as barbas de molho! No fim do mês, começam as vendas da sexta geração do Fiesta na versão sedã, bem-sucedido projeto global da Ford que, em 2009, teve mais de 500 mil unidades vendidas apenas na Europa.
Pelo menos por enquanto, o modelo não substituirá o Fiesta produzido em Camaçari (BA), que passou recentemente por facelift. O New Fiesta, como está sendo chamado, será posicionado entre o Fiesta atual, que ganha o sobrenome Rocam (em referência ao motor) e o Focus.
Produzido no México, conta com motor e câmbio feitos em Taubaté (SP) - o 1.6 16V Sigma Flex, que gera até 115 cv a 5.500 giros e torque de 16,2 mkgf a 4.250 rpm quando abastecido com etanol e a transmissão manual de cinco velocidades IB5.
Embora mudem versões e motorizações, esse é o mesmo carro que vai para os Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile e Colômbia. Aqui, será vendido apenas na versão SE, com três opções de catálogos. A primeira, por R$ 49,9 mil, tem de série ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, computador de bordo, CD player com MP3, alarme e rodas de liga leve de 15 polegadas. Por R$ 51.150 é possível incluir nessa lista freios ABS. Por R$ 54,9 mil o carro sai de fábrica com bancos de couro e sete air bags: frontais, laterais, de cortina e de joelho.
DESIGN
Além do bom custo-benefício, chama a atenção no sedã o belo design. Segundo João Marcos Ramos, designer-chefe da Ford América do Sul, a ideia era fazer do modelo quase um cupê. "A coluna ‘C' é bem inclinada, a traseira curta e a linha da cintura alta. Não queríamos que se parecesse com mais um sedã no mercado", disse.
Considerado por Ramos a evolução do conceito Kinetic, estilo de desenho que remete à energia em movimento, o New Fiesta se parece muito com o Focus e chama atenção nas ruas.
Internamente, o modelo mantém o visual moderno e fluido, tem comandos à mão, quadro de instrumentos de fácil leitura e bom nível de acabamento. No painel central há um display multifuncional com as informações do sistema de som e do computador de bordo.
O para-brisa acústico, que tem um filme antirruído entre as camadas de vidro, e o bom isolamento das portas garantem baixo nível de ruído dentro do habitáculo.
DESEMPENHO
Avaliado na pista da Fazenda Capoava, em Indaiatuba, e ainda em trecho rodoviário e urbano, o sedã demonstrou ter agilidade, boa estabilidade nas curvas e dirigibilidade agradável. A direção elétrica tem respostas rápidas e um sistema que elimina pequenas vibrações vindas da coluna de direção. A suspensão é bem ajustada e transmite conforto ao interior.
Números
COMPRIMENTO - 4,41 metros
LARGURA - 1,69 metro
ALTURA - 1,45 metro
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS - 2,49 metros
PORTA-MALAS - 440 litros
PESO - 1.162 quilos
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.