Setecidades Titulo
Morre macaca rara de S.Bernardo
Por Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
11/08/2005 | 08:07
Compartilhar notícia


Um dia após dar à luz, a macaca-aranha-de-cara-vermelha do Zôo de São Bernardo morreu. A causa da morte ainda não foi determinada, mas há suspeitas de complicações pós-parto. Desde o início, sua gestação foi apontada como sendo de risco. Michelle Pfeiffer sofria de má formação óssea e trazia em seu ventre um mioma quase do mesmo tamanho de seu filhote. Após o parto, feito por cesária, o útero da macaca foi retirado.

Mesmo longe da mãe, o filhote passa bem. Terça-feira, após o parto, ele chegou inclusive a mamar. "Mesmo assim, foi em pouca quantidade. Michelle ainda estava mole por causa da anestesia (necessária para o procedimento cirúrgico)", afirma o veterinário do Zôo de São Bernardo, Marcelo da Silva Gomes. Agora, a preocupação é quanto à alimentação do filhote, ainda sem nome. O leite materno será substituído pela mamadeira e a alimentação, por suplemento.

"O principal problema é que ele mal mamou o colostro", afirma o veterinário, referindo-se ao primeiro leite materno. O composto traz uma grande quantidade de anticorpos que auxiliaria nos primeiros dias na imunidade a doenças. Mesmo com a morte de Michelle, que ganhou o nome da atriz de Hollywood por conta de seus olhos azuis, o filhote deverá ser encaminhado para outro zôo, onde deve formar um novo casal de macacos-aranha.

A espécie, originária da Amazônia, consta na lista de animais ameaçados de extinção. Após ser capturada na floresta, Michelle terminou nas mãos de um criador do Rio de Janeiro. Alimentada de forma inadequada nos primeiros meses de vida, desenvolveu severas alterações ósseas e foi doada pelo antigo 'dono' ao zôo fluminense. Anos depois, ela foi trazida a São Bernardo, onde formou casal com outro macaco-de-cara-vermelha.

Foram sete anos ao lado de Dunga antes que Michelle engravidasse. Segundo funcionários do zôo, desde o afastamento de sua parceira, o macaco mudou seu comportamento. Está mais agitado. Quarta-feira, o corpo de Michelle foi levado para a USP (Universidade de São Paulo), onde será submetido a uma necropsia que determinará a causa de sua morte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;