Cultura & Lazer Titulo
S.Caetano abriga feira sobre tatuagem
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
25/09/2004 | 16:08
Compartilhar notícia


Os apreciadores de tatuagem e body piercing têm balada garantida neste fim de semana no Espaço Matarazzo, em São Caetano. É a ABC Tattoo First Fair - 1ª Convenção de Tattoo & Piercing no ABC, evento iniciado nesta sexta e que continua neste sábado e domingo, das 12h às 22h. Além de 30 expositores que desenvolvem a body art (arte que tem o corpo como suporte), ainda aparecem na agenda atrações como apresentações musicais e esportivas.

A entrada para cada dia custa R$ 5, mais 1kg de alimento não perecível, doações que serão revertidas para o Fundo Social de Solidariedade do município. A expectativa é receber ao todo 12 mil visitantes.

A organização do evento (que deve ser anual) é responsabilidade da Klan International Tattoo, estúdio de São Caetano que também possui unidades em Santo André, São Bernardo, Ribeirão Pires, Portugal e Espanha.

O objetivo dos expositores, a maioria do Grande ABC, é divulgar a tatuagem e o body piercing como manifestações artísticas e tentar minimizar o preconceito que ainda existe em relação à body art.

“Hoje em dia ainda tem gente que acha que tatuado é bandido, mas, na verdade, tatuagem é arte. É isso o que pretendemos mostrar”, diz Cláudio Augusto Leonor, sócio de Rodrigo Konstantinovas no estúdio Easy Rider, de São Caetano.

“Como ainda existe o preconceito, um evento desse porte serve para mostrar aos leigos que tatuagem e body piercing são coisas sérias”, afirma Sidnei Manzuty, do Manzuty Tattoo, também de São Caetano.

Tatuador do Angel Salvaje, estúdio argentino que mantém unidade em São Paulo, Webster Cardoso diz que a convenção é uma ótima oportunidade para se mostrar a evolução que a tatuagem sofreu nos últimos anos. “Cada vez mais a tatuagem ganha espaço na mídia, os materiais utilizados evoluem constantemente e o trabalho se torna mais artístico. A maioria dos tatuadores de hoje são desenhistas”, afirma.

A secretária Iara Sepulvida, de São Caetano, compareceu ao evento nesta sexta e exibiu ao Diário sua tatuagem feita domingo passado: “Tenho 39 anos e desde mocinha eu queria ser tatuada, mas tinha medo de sentir dor na hora da realização. Encorajada pela minha filha, que tem as dela, fiz uma no pé e já estou planejando a próxima. Não doeu nada”.

As bandas Noxx, Forgotten Boys e Inocentes tocam neste sábado no evento. Domingo é a vez de Jogo-Sujo, Ação Direta e Ratos de Porão. Os show começam às 18h. Ainda neste sábado haverá uma série de lutas de modalidades como vale-tudo e kickboxing.

Além de fazer tatuagens ou aplicar piercings, os visitantes também podem participar de sorteios e, se a sorte permitir, sair da convenção tatuado ou com piercing sem pagar nada. Tem ainda as premiações (troféus) que englobam 17 categorias de tatuagem e três de piercing, as quais são restritas aos trabalhos realizados pelos expositores, antes ou durante o evento.

Vale dizer que no espaço há uma praça de alimentação e que da Estação Ferroviária de São Caetano haverá transporte gratuito a cada 30 minutos até o Espaço Matarazzo, serviço também disponível para a volta até a estação. Mais informações podem ser obtidas por intermédio do site www.tatuagem.art.br .

ABC Tattoo First Fair - 1ª Convenção de Tattoo & Piercing no ABC - Evento de body art. No Espaço Matarazzo - r. Mariano Pamplona, s/nº, São Caetano. Sábado e domingo, das 12h às 22h. Ingr.: R$ 5 mais 1kg de alimento não perecível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;