Diarinho Titulo
Qual foi o primeiro homem a pisar na Lua?
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
14/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A primeira pessoa a pisar na lua foi o comandante norte-americano Neil Armstrong, em 20 de julho de 1969, na missão Apollo 11, seguido por Edwin ‘Buzz’ Aldrin (que inspirou o personagem Buzz Lightyear de Toy Story, também dos Estados Unidos.

 

Ao colocar os pés na Lua, Armstrong disse uma frase que se tornou histórica, que traduzida significa: “Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade.”

 

Os astronautas permaneceram lá por cerca de duas horas e meia. Tiraram fotos, colheram porções do solo, fincaram a bandeira dos Estados Unidos e deixaram placas com alguns dizeres. Voltaram em segurança.

 

Depois do projeto bem-sucedido da Apollo 11, as Apollos 12, 14, 15, 16 e 17 levaram mais dez homens a pisar na Lua. A última missão durou 301 horas e 51 minutos. O foguete foi enviado ao espaço em 19 de dezembro de 1972.

 

Tem gente que ainda duvida que a viagem de 1969 realmente aconteceu, pois acreditam que foi filmado em estúdio de cinema. No entanto, os estudiosos russos, principais concorrentes dos norte-americanos na época, nunca questionaram o fato.</CW>

Neil Armstrong morreu em 25 de agosto de 2012, aos 82 anos.

 

TENTATIVAS - Dois anos antes, em 27 de janeiro de 1967, três astronautas do projeto Apollo 1 participaram de teste para tentar chegar à Lua e morreram. Apesar do acidente, o trabalho continuou até que obtivessem sucesso.

 

Diversos planetas têm satélite natural

Satélite natural ou lua é um tipo de objeto celeste que circula ao redor de outro objeto celeste de menor tamanho. Mercúrio e Vênus são os únicos planetas do Sistema Solar que não os possuem. Nenhum deles têm luz própria como as estrelas. Vemos o brilho porque refletem a luz do Sol.

 

A que gira em torno da Terra tem a superfície coberta por um mineral chamado regolito, que veio das crateras. Lá também há rochas trincadas por causa da variação rápida de temperatura, provocada pelo aquecimento e resfriamento do solo.

 

Ao analisar o material trazido pela missão Apollo, os estudiosos o classificaram em três categorias principais: basaltos (formada pelo resfriamento de minerais fundidos), brechas (fragmentos de rochas cimentadas) e kreep (‘k’ representa o potássio; ‘ree’ significa elementos raros na Terra em inglês; e ‘p’ representa o elemento fósforo).

 

Acredita-se que nossa Lua surgiu a partir da colisão do planeta Terra em formação com um objeto celeste de menor tamanho – na época em que ainda não existia vida aqui.

 

OUTRAS LUAS - Júpter possui 67 satélites naturais. Enquanto Saturno tem pelo menos 62. Já Urano conta com 27 e Netuno 13.

 

CURIOSIDADE: A Lua demora 27 dias, 7 horas, 43 minutos e 11 segundos para girar em torno de si mesma e para dar uma volta completa ao redor da Terra.

 

Consultoria de Marcos Calil, coordenador científico do Planetário e do Teatro Digital de Santo André.

 

Pergunta de: Nicolas Marques Montelo, 7 anos, de Diadema, acredita que a primeira pessoa a pisar na Lua deveria ser muito inteligente. “É umlugar bem distante, é a maior 

viagem que poderíamos fazer. Gostaria de ir para lá um dia.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;