Internacional Titulo
Tropa brasileira parte para o Timor
Do Diário do Grande ABC
20/09/1999 | 10:35
Compartilhar notícia


A tropa brasileira que segue nesta segunda rumo ao Timor Leste já está na base aérea de Brasília a aguarda a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso. Além de FHC, participarao da solenidade, que estava marcado para as 10h30, o ministro da Defesa, Élcio Alvares, e o comandante do Exército, Gleuber Vieira. Eles vao se despedir dos 50 oficiais e praças que participam da Força Multinacional de Paz, formada por 25 países.

A primeira leva de tropas autorizadas pela ONU (Organizaçao das Naçoes Unidas) para a força de paz deixou a Austrália neste domingo no início da noite (horário em Brasília), segundo o primeiro-ministro do país, John Moore.

Os militares deverao levar 26h para chegar até a ex-colônia portuguesa. Eles partirao na aeronave C-130 da FAB (Força Aérea Brasileira) até o Rio e depois, a bordo do boeing 707, seguem para Cidade do Cabo, na Africa do Sul, numa primeira escala. Em seguida, fazem uma nova parada em Darwin, na Austrália, onde recebem orientaçoes do comando-geral da operaçao e tomam vacina contra encefalite japonesa - doença típica da regiao leste da Asia. Por último, seguem para o Timor.

A previsao é de que a tropa permaneça no território por pelo menos dois meses. Segundo o Ministério da Defesa, deverao ser gastos cerca de US$ 10 milhoes, sendo que, desse total, US$ 3,5 milhoes somente numa primeira etapa. Os australianos, que comandam a força de paz, deverao contribuir com 80% das despesas e mais suprimentos.

A missao dos brasileiros será organizar o trânsito, colocar ordem nas ruas e, se necessário, agir como policiais. Eles levarao fuzis 762, granadas de gás lacrimogêneo, cassetetes e monfas (tipo cassetete, só que dobrável). Motocicletas e automóveis deverao ser fornecidos pelo governo australiano. No comando estará o major Fernando Fernandes, 40 anos. Haverá uma central de informaçoes para garantir os contatos permanentes com a tropa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;