Memória Titulo COLUNA
Nos JAI de 1959, a força do basquete

Piracicaba veio com duas verdadeiras seleções, masculina e feminina; Santo André não fez feio

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/10/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“Lembro-me dos nomes de alguns jogadores da seleção de Santo André de basquetebol, tais como Miltinho, Jarir, Bifulco, Isaac Guz, Carlão, Netinho, que perdeu a final para o invencível time de Piracicaba, com Wlamir, Pecente, Edson, Valdemar etc. Do feminino, Laís, a Monte, do técnico Paulo Albano...! Foi uma competição memorável.” 

José Bueno Lima, advogado e escritor

 ------

Das 112 cidades inscritas aos Jogos Abertos do Interior disputados em 1959, em Santo André, cerca de 100 enviaram quintetos para os jogos de basquetebol.

------

A coleção do semanário News Seller, hoje Diário do Grande ABC, funciona como anais em todos os fatos ocorridos na região de 1958 para cá. Com garra o jornal acompanhou e cobriu os Jogos Abertos do Interior disputados em Santo André em outubro de 1959.

Semanário, sim, mas com duas edições que quase transformaram o News Seller num jornal diário naquela semana dos Jogos. 

José Bueno Lima, de lembrança, sintetizou muito bem o que foi o espetáculo do basquetebol, também chamado de cestobol ou bola-ao-cesto – grifado ora com hífens, ora sem. Piracicaba, invencível, escreve o Dr. Bueno Lima. Fomos conferir. E o News Seller, na manchete do domingo, dia 25 de outubro de 1959, estampou:

“Piracicaba, campeã de bola ao cesto; vencia Santo André por 90 a 66. A poderosa esquadra piracicabana confirmou o seu favoritismo”.

GALERIA

Sessenta anos depois, Memória relembra a equipe andreense de basquetebol, dos jogadores Miltinho, Jarir, Bifulco, Ratinho, José Carlos, Carlão, Antanas, Netinho, Rodolfo Fogli, Dezoito, Gildo e Micheloni.

No basquete feminino, nova vitória de Piracicaba, seguida por Santos e Sorocaba. Santo André ficou em quarto, com as seguintes atletas: Antonia, Cleusa Lago, Aidê, Jeanette, Leonor, Lourdes, Sofia, Nenê, Renata, Vera, Vera Aparecida e Nellide.

No voleibol feminino, Santos ficou com o título, seguida por São João Del Rey e Poços de Caldas; Santo André ficou em quarto lugar.

Diário há 30 anos

Domingo, 29 de outubro de 1989 – ano 32, edição 7209

Manchete – Metalúrgicos aceitam reajuste da Fiesp: 53,57% 

Eleições Presidenciais – Silvio Santos jura que lançará candidatura; Brizola quer uma esquerda com o centro.

Mauá – O prefeito Amaury Fioravanti inaugura a décima creche do município, no Jardim Maringá.

Futebol – Depois de oito jogos sem vitória, o Santo André goleia o volta Redonda no Bruno Daniel: 5 a 0, pela Divisão Especial do Campeonato Brasileiro. 

Em 29 de outubro de...

1919 – Federação Operária declarava greve geral em todo o Estado de São Paulo; confirmada a deportação de vários sindicalistas, entre os quais Alexandre Zanella, de Mauá; polícia apreende a edição do jornal A Plebe.

Pela Segunda Divisão de Futebol, o Primeiro de Maio, de Santo André, foi derrotado por 2 a 0 pelo Itália, dia 26, no campo da Rua Miller, no Brás; entre os segundos quadros, vitória do Primeiro de Maio por 3 a 1.

1934 – Constituída a Cooperativa de Móveis São Bernardo, depois de uma greve geral dos trabalhadores na indústria moveleira de São Bernardo. Pery Ronchetti Carlos foi o primeiro diretor-presidente da cooperativa e José Tosi Filho, o primeiro diretor-tesoureiro.

1959 – Prosseguia a construção da torre-monumento na Igreja Matriz de São Bernardo, que chegava ao seu oitavo andar. Quando pronta, chegaria aos 73 metros, utilizando como modelo o campanário da basílica de São Marcos, em Veneza.

A empresa São Paulo Light anuncia que fornecerá gratuitamente a energia elétrica para movimentar o elevador da obra, orçada em 26 mil cruzeiros.

1954 – Wilma Ordonhes eleita a rainha da primavera do Esporte Clube São Bernardo, em baile realizado na Sociedade Italiana.

Santos do dia

- Narciso de Jerusalém

- Abraão de Rostov

- Colmano

Hoje

- Dia Nacional do Livro

- Dia Mundial de Combate à Psoríase




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;