Política Titulo
Brasil vive eleições municipais neste domingo
Por Izabela de Paula
Do Diário OnLine
Com Agências
02/10/2004 | 17:35
Compartilhar notícia


Precisamente 119.820.376 eleitores estão convocados pela Justiça eleitoral para ir às urnas de 5.562 municípios brasileiros neste domingo. Eles vão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 27 partidos políticos com registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a partir de 1981, ano que o regime militar extinguiu o bipartidarismo, justamente para dividir a oposição.

Neste domingo, 5.494 cidades ficam sabendo o nome de seu novo prefeito, isso porque elas não possuem 200 mil eleitores e, portanto, não há possibilidade de um segundo turno. Já os candidatos dos 68 municípios restantes precisam garantir a maioria absoluta dos votos para não enfrentar um segundo turno, que tem data marcada para o próximo dia 31.

Ao todo, serão utilizadas 406.746 urnas eletrônicas e o voto em papel só poderá ser realizado caso não tenha possibilidades de repor as máquinas. Segundo estimativas do TSE, 90% dos votos devem estar apurados até a 0h.

Perfil - Ao todo, são 378.089 candidatos com variados perfis disputando um dos três cargos — prefeito, vice-prefeito ou vereador. Entre eles há desde médicos e advogados até coveiros, garis e guardadores de carros.

Outra diferença notável entre os concorrentes é o nível de instrução. De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitora), apenas 15,7% dos candidatos têm formação superior, 27,4% concluíram o ensino médio e 4,8% afirmaram que sabem ler e escrever. Pouco mais de um terço dos concorrente contam apenas com o diploma do ensino fundamental.

Foi exatamente a questão do nível de instrução que causou polêmica em vários municípios. Juízes de algumas cidades chegaram até mesmo a aplicar testes para descobrir se os candidatos sabiam mesmo ler e escrever — a lei não permite candidatos analfabetos. Os políticos que foram eliminados da disputa por terem sido reprovados nos testes de alfabetização recorreram e o TSE ainda tem 45 casos para julgar.

Segurança - Com o intuito de reforçar a segurança, o TSE autorizou o envio de tropas federais para 332 cidades em 10 Estados. Soldados do Exército atuarão em três aldeias indígenas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;