Economia Titulo Consumo
Inadimplência no Grande ABC registra 12,21% de retração

Cidades da região fecham 2009 com queda no
número de maus pagadores, ao contrário da Capital

Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
15/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A inadimplência do Grande ABC recuou 12,21% em 2009 em relação a 2008. Segundo informações das associações comerciais, apesar da crise mundial, a região fechou 2009 com número menor de consumidores em débito. A Capital, em contrapartida, teve aumento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2008, de acordo com pesquisa da Serasa Experian de inadimplência do consumidor.

Diadema foi a cidade com a maior queda; encerrou o ano com 28% a menos de maus pagadores. Santo André seguiu a mesma linha, reduzindo em 14% o índice de devedores. Apenas São Bernardo encerrou 2009 com crescimento dos inadimplentes: 5,37% mais do que em 2008.

As associações comerciais do Grande ABC justificam a melhora dos pagamentos pela rápida recuperação do cenário econômico, que trouxe a normalização do crédito, a queda dos juros e a retomada da geração de empregos no último semestre do ano passado.

O presidente da ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Diadema, Celso Ruiz, afirma que o município destacou-se em relação às vizinhas principalmente pelos investimentos realizados na cidade em 2009. "Grande parte da população tem como ativo apenas o salário e, mesmo em tempos de crise, houve grande recuo na inadimplência. A inauguração do Shopping Praça da Moça, por exemplo, gerou mais trabalho para o município", diz.

O presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Sidnei Muneratti, afirma que os dados mostram a consolidação de um consumo mais consciente da região, sem gastos por impulso. "A inadimplência em Santo André foi menor do que na Capital. Mesmo com os problemas da crise, a presença do consumidor foi constante. Tivemos grande faturamento e números positivos em relação às obrigações assumidas. Ou seja, quem tomou crédito, pagou", pontua.

CENÁRIO FAVORÁVEL - Segundo Muneratti, a expectativa da Acisa é fechar 2010 com cenário ainda mais favorável. "Acreditamos que haverá bom desempenho do comércio em todas as festas deste ano, como Carnaval, Páscoa e Dia das Mães. Com isso, deve haver maior geração de empregos, efetivação de vagas e mais consumidores no mercado."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;