Economia Titulo Fim de ano
Natal já movimenta o varejo

Itens para festas de fim de ano invadem prateleiras de lojas e supermercados para instigar consumidores

Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
24/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Discretamente, os artigos de decoração natalina ganham as prateleiras dos varejistas instaladas na região para instigar os consumidores mais afoitos por novidades. Seguindo a tendência de antecipar a venda desses itens sazonais, redes como Coop (Cooperativa de Consumo), Mais Valdir, Armarinhos Fernando, WalMart e rede Pão de Açúcar estimam alta de até 30% nas vendas na categoria.

Nas lojas do Extra e Pão de Açúcar serão colocadas mais de 1,2 milhão de peças como árvores, bonecos musicais, guirlandas, velas e presépios, com a meta de engordar o faturamento em 30% em relação a 2008.

No mesmo caminho estão as lojas do concorrente Sam's Club em São Caetano e Santo André, que desde agosto comercializam esses itens natalinos. A iniciativa deu certo. Tanto que até setembro, o percentual de crescimento na venda da categoria de decoração acumula alta de 230%.

Marcelo Vienna, vice-presidente comercial do Walmart Brasil, crê que este será o melhor Natal da rede desde sua chegada ao País, em 1995. Em relação aos hipermercados da bandeira que levam o nome do grupo, o volume negociado para atender a demanda para enfeites cresceu 50%.

IMPORTADOS - A Coop, que prevê faturar cerca de R$ 1,4 bilhão neste ano, aumentou a quantidade de importados para atender à exigência dos clientes. Em parceria com a Rede Brasil de Supermercados, a empresa está abastecendo suas 29 lojas com produtos vindos da China. "A venda nessa seção será 15% maior até dezembro. Em virtude do clima de crise vivido no ano passado, teremos resultados mais fortes", disse o gerente de bazar e eletro da Coop, Edson Rodrigues.

Redes que tradicionalmente são mais procuradas pelos consumidores para comprar itens para decoração de Natal, como Armarinhos Fernando e Mais Valdir, também já estão munidas.

De acordo com Ondamar Antonio Ferreira, gerente do Armarinhos Fernando, o sortimento de importados cresceu 30% neste ano. Com unidades em São Bernardo e Santo André, a varejista afirma que parte desses produtos está com o preços mais baratos em relação ao último Natal por conta da desvalorização do dólar.

Para não perder a clientela que vai buscar produtos mais atrativos na Rua 25 de Março, em São Paulo, a Mais Valdir investiu na variedade de papais noéis eletrônicos e enfeites. "Queremos segurar a clientela no Grande ABC", destaca Bruna Bono, gerente de marketing da rede.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;