Economia Titulo Consumo
Rede de varejo eleva vendas com marketing de relacionamento
Por Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
25/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O marketing ajuda a Coop a engordar a receita. Decidida a investir numa campanha de relacionamento, a Cooperativa de Consumo amplia suas vendas ao estimular clientes com promoções dirigidas e exclusivas. Dos R$ 30 milhões previstos para este ano, a ação alcançou um terço da meta em cinco meses.

"É um esforço que envolve toda a cooperativa - do marketing ao atendimento nas lojas", afirmou Celso Furtado, gerente executivo de marketing da Coop. Na média, produtos ofertados tiveram incremento de até 150% nas vendas.

A ação que buscou estimular cooperados a frequentar padaria das lojas, por exemplo, rendeu R$ 600 mil_- incremento de 167% em março. No mesmo mês, a campanha atraiu 197 mil cooperados com as promoções.

A Coop decidiu neste ano a apostar no relacionamento para aproveitar oportunidades que sua base de 1,5 milhão de cooperados lhe proporciona. Com 28 lojas - 21 no Grande ABC, 6 no interior paulista e 1 no litoral - a cooperativa é um dos grandes nomes do varejo nacional.

Pesquisando hábitos, a Cooperativa de Consumo identificou produtos que não atraíam o interesse de cooperados. Para reverter a situação, a Coop elaborou perfis em nove subgrupos, segmentando consumidores com bases em informações como idade, renda e dados demográficos.

De acordo com o perfil, a Coop estimula vendas com ofertas exclusivas para cada subsegmento. Assim, quem não costumava, por exemplo, a comprar carne na Cooperativa de Consumo, recebe ofertas especiais via malote.

O marketing se utiliza de várias ferramentas para a comunicação, sendo a mala direta a mais usada e uma das mais eficazes. SMS, telemarketing e Internet são algumas das outras possibilidades para informar o consumidor.

Cooperativa acompanha alta do mercado

Com crescimento previsto de 12% para este ano, a Coop acompanhará a subida do varejo, que deve registrar uma alta de 10% nas vendas em 2009. Projeção indica que a Cooperativa de Consumo atingirá faturamento de R$ 1.379 bilhão em 2009, contra R$ 1.205 bi registrados em 2008. A margem de lucro em setores do varejo atinge até de 2%.

Desde 2006, a Coop registra crescimento de vendas em suas 28 lojas, o que a faz ser um dos grandes nomes do varejo mesmo não tendo uma atuação nacional.

Com o incremento do marketing de relacionamento, a Coop também se vale de parcerias com fornecedores para melhorar a ofertas para grupos específicos de cooperados.

De acordo com Celso Furtado, gerente executivo do marketing da Coop, a ação de relacionamento tem envolvimento de todos os departamentos da cooperativa, desde da área financeira ao pessoal de loja, que tem de se esforçar para proporcionar ao cliente estimulado pela campanha a melhor compra com bom atendimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;